Banner Portal
v. 22 n. 4 (2020): Cultura, Saberes y Disciplinas Escolares en Iberoamerica - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América
Cultura, Saberes y Disciplinas Escolares en Iberoamerica - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América

Foto de capa: Mauro Guari

Editorial

784-786
Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8661682
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8661682

Apresentação

787-792
Cultura, saberes e disciplinas escolares na Ibero-América
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8657761
PDF (Español (España)) PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8657761

Dossiê

Agustín Escolano Benito
793-811
Cultura material da escola e história intelectual
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660176
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660176
Anne-Marie Chartier
812-819
As disciplinas escolares: entre classificação das ciências e hierarquia dos saberes
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660167
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660167
Alejandro Alvarez Gallego
820-836
A gramática do saber escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660138
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660138
Juliana Marsico, Marcia Serra Ferreira
837-855
História do currículo do presente: investigando processos alquímicos no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660143
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660143
Rafael Ríos Beltrán , Olga Lucía Zuluaga Garcés, Miguel Ángel Martínez Velasco
856-872
História epistemológica da ciência ou história do ensino dos saberes e das disciplinas escolares? : uma leitura do saber pedagógico
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660150
PDF (Español (España)) PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660150
Oscar Saldarriaga
873-890
A filosofia neotomista como filosofia escolar (Colômbia 1870-1930)
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660154
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660154
Martha Yaneth Cerquera Cuellar
891-911
O método analítico nos estudos superiores: Francisco José de Caldas e René Just Haüy no ensino de física (1790-1826)
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660157
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660157

Artigos

Cintya Regina Ribeiro
912-930
“Modos de existência” como dispositivo teórico-conceitual: contribuições de Michel Foucault e Étienne Souriau à pesquisa educacional
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655333
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655333
Joana Dourado França de Souza, Edvaldo Souza Couto
931-947
Felicidade em gif: pedagogias dos minivídeos em loop no instagram stories
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655338
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655338
Eliane Giachetto Saravali, Amanda de Mattos Pereira Mano, Angélica Pall Oriani, Taislene Guimarães, Liliane Ubeda Morandi Rotoli
948-968
A construção da noção social de greve: um estudo evolutivo piagetiano
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655348
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655348
Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silva
969-989
Escala de avaliação da qualidade de cursos de licenciatura a distância
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655550
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655550
Ana Carolina Brambilla Costa, Alik Wunder
990-1009
Encontros com-fabulatórios: criações imagéticas em ventos indígenas e afro-brasileiros
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655544
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655544
Paula Patrícia Barbosa Ventura, José Aires de Castro Filho
1010-1030
Estágios da gestão pedagógica para o uso das tecnologias digitais
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655663

Entrevista

Carolina de Roig Catini
1031-1040
Para a crítica da educação neoliberal - Entrevista com Christian Laval
https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8658365
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8658365