Banner Portal
v. 24 n. 3 (2022): Fazer e Pensar a Educação
Fazer e Pensar a Educação

Foto de capa: Mauro Guari.

Editorial

522-523
Fazer e pensar a educação
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8670740
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8670740

Artigos

Luiz Renato Martins da Rocha, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Elisângela Aparecida da Silva Lizzi
524-544
Panorama das instituições de educação superior brasileira: para alunos público-alvo da educação especial antes da Lei de Reserva de Vagas
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8660504
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8660504
Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Liliana Soares Ferreira
545-563
Uma análise de teses e dissertações sobre o programa especial de formação docente
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661108
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661108
Kleber Tüxen Carneiro, Bruno Adriano Rodrigues da Silva
564-583
Práticas de organização científica na Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975)
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661742
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661742
Tiana Costa Polonski, Luciane Zanin, Arlete Maria Gomes Oliveira, Emiliane Rodrigues Dutra, David Antonio da Silva Filho, Flávia Martão Flório
584-597
Influência da inclusão digital na alfabetização em saúde de idosos
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661696
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661696
Fabrício Silva Barbosa, Taniamara Vizzotto Chaves; Jairo de Oliveira
598-617
A formação do turismólogo no Instituto Federal Farroupilha na perspectiva do currículo integrado e da verticalização
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663476
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663476
Afonso Barbosa de Lima Júnior, Lebiam Tamar Gomes Silva
618-632
Os sistemas tutores inteligentes e a adaptação do ensino aos perfis de aprendizagem do usuário
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663707
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663707
Adriana Varani, Adriana Alves Fernandes Costa
633-650
Possíveis aproximações sobre o conceito de trabalho coletivo em Freinet e Freire
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663714
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663714
Jauri dos Santos Sá, Flavia Obino Corrêa Werle
651-670
Infraestrutura escolar: condições materiais das escolas e o rendimento dos alunos
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663778
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663778
Alessandra Maieski, Ana Lara Casagrande, Katia Morosov Alonso
671-691
A didática em um novo tempo: a pandemia e estratégias de ensino-aprendizagem na educação superior
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8666606
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8666606

Relato de Experiência

Beatris Cristina Possato, Maria Aparecida Guedes Monção
692-709
Narrativas de professores de uma escola democrática
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661964
PDF PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661964

Resenha de livros

Silvia Regina Canan, Fernando de Cristo
710-716
Os planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8664299
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8664299
Charles Moreto, Ana Carla Loss Furlan Gerke
717-722
Educação do campo: formação continuada de professores na prática
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667005
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667005
Monica Maria Farid Rahme, Marcelo Ricardo Pereira
723-728
Celebração de um percurso no campo psicanálise e educação
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667174
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667174
Eleonora das Neves Simões, Ana Lúcia Goulard Faria
729-734
Dos saberes que queremos (des)construir
https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667680
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667680