Banner Portal
v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações
Pluralidades e (des)qualificações

Editorial

1-4
Pluralidades e (des)qualificações
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8651407
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8651407

Artigos

Cristina Martins, Lucia Maria Martins Giraffa
5-26
Possibilidades de ressignificações nas práticas pedagógicas emergentes da gamificação
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8645976
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8645976
Degson Ferreira, Tara Keshar Nanda Baidya, Angilberto Sabino de Freitas
27-48
A relação entre sistemas de compensação e motivação: um estudo na Universidade Federal do Tocantins (UFT)
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646436
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646436
Carlos Lopes, Jéssica Reis Evangelista
49-65
A produção do efeito simbólico da escola pública no acesso de estudantes ao ensino superior
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647431
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647431
Mônica Fantin
66-80
Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647545
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647545
Dilton Ribeiro Couto Junior, Leandro Teofilo de Brito
81-97
“Vocês conhecem algumx ‘heterossexual flexível’?”: masculinidades performativas em debate
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647597
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647597
Tassia Lima de Camargo, André Paulo Castanha
98-117
Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647796
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647796
Marcia Furlan de Almeida
118-136
A desconstrução derridiana e o processo criativo de Pina Bausch
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647809
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647809
Erikson de Carvalho Martins, Gilberto Lacerda Santos
137-152
O desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do whatsapp
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647934
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647934
Elieser Xisto da Silva Schmitz, Susana Cristina dos Reis
153-175
Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648110
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648110
Andréia Morés
176-192
Inovação científica, tecnológica e pedagógica: avanços da educação superior
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648641
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648641
Lucia Ceccato de Lima, Izabel Cristina Feijo de Andrade, Marina Patricio de Arruda, Schayla Letyelle Costa Pissetti
193-209
Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818
Vera Lucia Pontes dos Santos, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
210-233
Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649170
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649170
Regina Zanella Penteado
234-254
Autonomia do professor: uma perspectiva interdisciplinar para a cultura do cuidado docente
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649228
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649228
Mauricio João Farinon
255-275
A educação e a questão do método: um debate sobre tékhne e élenkhos
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649261
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649261

Ensaio

Eliasaf Rodrigues de Assis, Kleber Tuxen Carneiro, Maurício Bronzatto, Ricardo Leite de Camargo
276-297
Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647967
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647967