Banner Portal
v. 17 n. 2 (2017): abr./jun. [72]
abr./jun. [72]

Editorial

Fabiana de Cássia Rodrigues, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Régis Henrique dos Reis Silva, Mara Regina Martins Jacomeli
406-409
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650642
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650642

Artigos

Dario Ragazzini
410-418
Sobre a antropologia de Antonio Gramsci
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650402
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650402
Bráulio Loureiro
419-447
O ativismo de rappers e o “progresso intelectual de massa”: uma leitura gramsciana do rap no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645849
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645849
Marco Aurélio Gomes de Oliveira, Mario Borges Netto, Carlos Alberto Lucena
448-468
A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650441
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650441
Suenya do Nascimento Costa, Jean Carlo de Carvalho Costa
469-489
Carneiro da Cunha: análise da atuação política na província da Parahyba do norte (1874-1876)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645832
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645832
Vitor Sousa Cunha Nery, Maria do Perpétuo Socorro G. de S. A. d França
490-510
Imigração e educação na Província do Pará: instrução primária na colônia agricola de Benevides (1861-1881)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645851
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645851
Maria Cristina Gomes Machado, Laís Pacifico Martineli
511-533
A formação moral e cívica das crianças brasileiras na Primeira República pela prática da leitura de livros infantis: uma análise de contos pátrios (1904)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650408
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650408
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
534-558
Expansão e consolidação das escolas normais no Paraná: um olhar a partir do Norte pioneiro paranaense (1926-1971)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650405
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650405
Simone Burioli Ivashita, Analete Regina Schelbauer
559-577
Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1951 – 1953): representações sobre a escola rural
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650410
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650410
Gláucia Andreza Kronbauer, Maria Isabel de Moura Nascimento
578-604
Circo, educação e continuidade: a criação da escola nacional e a formação do artista no Brasil entre 1975-1984
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650407
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650407
Priscila Viviane de Souza Filipim, Ednéia Regina Rossi, Elaine Rodrigues
605-620
História da institucionalização da educação infantil: dos espaços de assistência à obrigatoriedade de ensino (1875-2013)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650411
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650411
Francisco das Chagas Silva Souza, Iaponira da Silva Rodrigues
621-638
Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644682
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644682
Blenda Cavalcante de Oliveira, Shirleide Pereira da Silva Cruz
639-661
Verticalização e trabalho docente nos institutos federais: uma construção histórica
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645865
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645865
Eliane Cleide da Silva Czernisz, Marci Batistão, Camila Aparecida Pio
662-677
Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644283
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644283
Crisolita Gonçalves dos Santos Costa, Gilmar Pereira da Silva, Ana Maria Raiol da Costa, Riane Conceição Ferreira Freitas
678-698
A política de educação para o ensino médio no Brasil: reflexões sobre o plano de desenvolvimento da educação e o novo plano nacional de educação
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645860
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645860

Resenha

Ligiane Aparecida da Silva
699-702
A escola primária na Primeira República: contribuições para a história e a historiografia da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650455
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650455
Sergio Henrique Gerelus
703-707
A organização da instrução pública no Brasil: um estudo comparativo
https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650456
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650456