Banner Portal
v. 11 n. 42: jun. 2011
jun. 2011

Editorial

Jane Soares de Almeida, Vania Regina Boschetti, Wilson Sandano
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639862
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639862

Artigos

Felicitas Acosta
4-22
Escuela secundaria y sistemas educativos modernos: análisis histórico comparado de la dinámica de configuración y expansión en países centrales y en la Argentina
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639863
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639863
Tania Conceição Iglesias
23-38
Fontes franciscanas: historiografia franciscana brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639864
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639864
Marival Coan
39-53
Formação e desenvolvimento da nação e do pensamento científico e social no Brasil e o papel da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639865
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639865
Geyso Dongley Germinari
54-70
Educação histórica: a constituição de um campo de pesquisa
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639866
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639866
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Oriomar Skalinski Junior
71-93
Modernidade, espiritualidade e educação: a Companhia de Jesus dos exercícios espirituais à ratio studiorum
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639867
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639867
Maria Célia Borges, Orlando Fernández Aquino, Roberto Valdés Puentes
94-112
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868
Eliezer Felix de Souza, Névio de Campos
113-132
O debate educativo nacional no discurso dos intelectuais do Diário dos Campos (1907-1928)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639869
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639869
Maria Lucia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes, Leandro Petarnella
133-142
Manifesto dos pioneiros versus manual didático de literaturas estrangeiras: igreja católica frente à revolução escolanovista
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639870
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639870
Jane Soares de Almeida
143-156
Professoras virtuosas; mães educadas: retratos de mulheres nos tempos da república brasileira (séculos XIX/XX)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639871
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639871
Eliane Mimesse, Luciane Palaro
157-168
As escolas femininas de instrução primária em São José dos Pinhais nos anos finais do século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639872
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639872
Vania Regina Boschetti, Valdelice Borghi Ferreira
169-181
Imprensa operária: expressão das condições da mulher e dos movimentos sociais urbanos
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639873
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639873
Amália Dias
182-199
Relações trabalhistas e a remuneração do magistério (1931-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639874
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639874
Carlos Antônio Pereira Gonçalves Filho
200-216
Livrinhos que eram verdadeiros tesouros: leituras para crianças no Brasil imperial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639875
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639875
Marcela Lopes Gomes
217-234
A presença da FFCL na imprensa rio-pretense: análise dos títulos das matérias jornalísticas
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639876
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639876
Daniela Cristina Lopes de Abreu
235-248
A escolarização dos negros e suas fontes de pesquisa
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639877
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639877
Adriana Aparecida Alves da Silva, José Roberto Garcia, Wilson Sandano
249-264
Ginásio Estadual de Pilar do Sul: um olhar sobre o uso dos espaços escolares (1959 -1976)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639878
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639878
Maria Isabel Moura Nascimento, Nilvan Laurindo Sousa
265-278
A escola normal de curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639879
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639879
Wilson Lemos Júnior
279-295
O ensino do canto orfeônico na escola secundária brasileira (décadas de 1930 e 1940)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639880
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639880

Documento

Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho
296-300
Apontamentos metodológicos acerca da crítica das fontes na historiografia
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639881
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639881

Resenha

Lucineide Santos de Silva, Ana Elizabeth Santos Alves
301-304
Resenha do livro: Town & Country in Brazil: a social-anthropological study of a small Brazilian town. 2. ed. New York, EUA: The Norton Library, 1971.
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639882
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639882

Resumo

Antonio de Pádua Almeida
305-305
Ação docente em tempos de abertura: considerações sobre a história da educação pública paulista de 1985 a 2000
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639883
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639883
Cláudia Martins Ribeiro Rennó
306-306
Formação de corpos dóceis e vigilância na escola
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639884
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639884
Letícia Borges de Oliveira
307-307
Educação no campo: Mobral no meio rural de Uberlândia/MG (1970-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639885
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639885
Catarina André Hand
308-308
Proposta curricular do estado de São Paulo: implicações e impactos no trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639886
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639886
Cleonice Maria Vieira
309-309
Trabalho docente e a reforma educacional no limiar dos anos 90 do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639887
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639887
Vanderlei da Silva
310-310
A participação da loja maçonica perseverança III na educação escolar em Sorocaba: do final do segundo reinado ao final da primeira república
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639888
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639888

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639889
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639889