Geografias em tela, perspectivas em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8665558

Palavras-chave:

Educação, Cinema, Geografia, Dossiê

Resumo

Este número da Revista ETD é lançado em meio ao segundo ano de contingenciamento social devido à pandemia de COVID-19. Cerca de dezoito meses depois da detecção do primeiro acometimento pela infecção, ainda nos encontramos isolados, exilados dos afetos, retirados da vida em comum. Insulados por trás das telas, ramificamos rizomas3 por entre o que é caseiro e ordinário, tentando nos manter emersos da aguaça de dores e inseguranças que ultrapassam – e muito, sobretudo no Brasil – as manifestações sintomáticas advindas de um vírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Fiorin Rigotti, Faculdades Integradas Maria Imaculada

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora de Pós-Graduação em Arte-Educação. Docente-formadora de professores na Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi Guaçu (FIMI) - Mogi Guaçu/SP.

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BRAZOROTTO, C. M.; VENCO, S. B. A educação profissional no Brasil: história e política dos Institutos Federais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 487–505, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8656863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656863. Acesso em: 25 maio. 2021.

CARMELO, F. B. do M.; GOMES, P. C. Aplicativo android como facilitador do ensino de ciências biológicas: o que pensam estudantes do ensino médio?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 534–550, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8657566. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657566. Acesso em: 25 maio. 2021.

CAZETTA, V.; GONÇALVES, I. R. O dia que o audiovisual invadiu a aula de geografia e (des)norteou o cinema. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 335–353, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661484. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661484. Acesso em: 25 maio. 2021.

CHAVES, A. P. N.; POLICASTRO, C. B. A tirania do visível e suas imaginações geográficas: sobre um arquivo cinematográfico na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 354–373, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661505. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661505. Acesso em: 25 maio. 2021.

DESIDERIO, R. de T.; PREVE, A. M. H. As imagens da Amazônia: entre cinema e geografia escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 430–447, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661516. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661516. Acesso em: 25 maio. 2021.

GIRARDI, G.; PEREIRA, E. de O.; AGUIAR, M. P. de. Cartografias de cinema: dialogando com o imaginário geográfico docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 315–334, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661474. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661474. Acesso em: 25 maio. 2021.

GOBBI, M. A. Infâncias removíveis, crianças descartáveis: ensaio sobre uma remoção de casas e vidas na cidade de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 466–486, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8657121. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657121. Acesso em: 25 maio. 2021.

HENAO GRANDA, F.; TABORDA CARO, M. A. Da paisagem geográfica à paisagem cinematográfica: as viagens do vento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 448–466, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661513. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661513. Acesso em: 25 maio. 2021.

HOLLMAN, V.; AROSTEGUY, A. Um filme na mão e um real na cabeça: o cinema na cultura visual dos professores de geografia argentinos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 394–414, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661473. Acesso em: 25 maio. 2021.

NUNES, F. G. Cinema e professores de geografia: aproximações e distanciamentos - considerações a partir da rede pública de Dourados (MS). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 415–429, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661496. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661496. Acesso em: 25 maio. 2021.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. de. O mistério das comédias entre o cinema e a escola: perguntas de pesquisa às respostas dos professores de Geografia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 374–393, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661488. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661488. Acesso em: 25 maio. 2021.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. de; NUNES, F. G.; GIRARDI, G. As telas da escola: cinema e professores de geografia - perguntas e reflexões em torno de uma pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 293–314, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8665269. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665269. Acesso em: 25 maio. 2021.

REIS, R. M. da S.; LEITE, B. S.; LEÃO, M. B. C. Estratégias Didáticas envolvidas no uso das TIC: o que os professores dizem sobre seu uso em sala de aula?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 551–571, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8657601. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657601. Acesso em: 25 maio. 2021.

RIGOTTI, G. F.; TEBET, G. G. de C. Geografias em tela, perspectivas em rede. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 291–292, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8665558. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665558. Acesso em: 25 maio. 2021.

TEIXEIRA, C. F.; PIRES, A. Nível de informação e conhecimento sobre políticas de inclusão no ensino superior: o caso de estudantes de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 506–533, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8657171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657171. Acesso em: 25 maio. 2021.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

RIGOTTI, G. F.; TEBET, G. G. de C. Geografias em tela, perspectivas em rede. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 291–292, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8665558. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665558. Acesso em: 26 jul. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)