Banner Portal
v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"
Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"

Editorial

1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.837
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.837
5-8
Editorial English
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.838
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.838

Artigos

Carlos Eduardo Ribeiro
1-24
Foucault-arqueólogo: um experimentalista do saber
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.839
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.839
Vânia Dutra de Azeredo
25-45
Filosofia dos valores e Educação em Nietzsche
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.840
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.840
Sandro Kobol Fornazari
46-63
A constituição do sujeito no tempo empírico e a memória transcendental: Deleuze leitor de Hume e Proust
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.841
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.841
Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
64-81
O papel do método no ensino: da maiêutica socrática à terapia wittgensteiniana
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.842
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.842
Gerardo Garay Montaner
82-102
Crisis política y educación Una reflexión sobre los problemas de la conservación y transmisión de la cultura a partir de la obra de Hannah Arendt
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.843
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.843
Giovana Scareli
103-123
Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte de Eduardo Coutinho
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.844
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.844
Cynthia Agra de Brito Neves
124-146
Da poesia visual concreta à poesia virtual concreta: a ciberliteratura na sala de aula
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.845
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.845

Dossiê

Alfredo Veiga-Neto, Maura Corcini Lopes
147-166
Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.846
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.846
Alexandre Simao Freitas
167-190
Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.847
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.847
Ernani Chaves
191-201
Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.848
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.848
Claudio Dalbosco
202-223
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.849
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.849
Maria Rita de Assis César
224-241
(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.850
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.850
Haroldo de Resende
242-255
Notas sobre modernidade, pedagogia e infância a partir de Michel Foucault
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.851
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.851
Eduardo Pinto e Silva
256-279
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.852
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.852
Alexandre Filordi de Carvalho, Sílvio Gallo
280-302
Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.853
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.853

Ensaio

Henry Burnett
303-309
10 (anti-) teses sobre cultura popular
https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.854
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.854