Banner Portal
v. 13 n. 50: maio. 2013 (n. esp.)
maio. 2013 (n. esp.)

Número especial com a temática: Educação do Campo, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC-HISTEDBR/UFSCar), com a colaboração do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/ UFU).

Editorial

Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640289
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640289

Artigos

José Luis Escalona Victoria
3-17
Panorama de la educación pública en Chiapas, México, al inicio del siglo XXI
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640290
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640290
José Edimar de Souza
18-30
“Civilizar o rural?”: memórias de práticas em torno da aula pública municipal no morro dos bois – Novo Hamburgo/RS (1933-1952)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640291
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640291
Júlia Mazinini Rosa, Maria Cristina dos Santos Bezerra
31-47
A busca pelo consenso neoliberal no campo: aspectos históricos do programa Escola Ativa
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640292
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640292
Denise Sikora
48-62
A educação e seus condicionantes frente ao êxodo rural
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640293
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640293
Jaqueline Daniela Basso, Luiz Bezerra Neto
63-76
A educação escolar rural no estado de São Paulo entre 1890 e 1970: breve discussão sobre o ruralismo pedagógico
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640294
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640294
Wiama de Jesus Freitas Lopes, Luiz Bezerra Neto
77-89
A multisseriação frente à profissionalidade docente na educação do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640295
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640295
Solange Helena Ximenes-Rocha, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
90-98
A organização do espaço e do tempo escolar em classes multisseriadas: na contramão da legislação
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640296
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640296
Anselmo Alencar Colares
99-122
Afirmação étnica e educação escolar indígena do povo Munduruku de Marituba (Belterra-Pará)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640297
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640297
Marlene Ribeiro
123-139
Desafios postos à educação do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640298
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640298
Sérgio Paulo Morais, Denise Nunes De Sordi
140-160
Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no triângulo mineiro
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640299
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640299
Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani, Aldo Duran Gil, Carlos Alberto Lucena
161-178
Educação e cinema: formação política e prática pedagógica junto aos movimentos sociais populares do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640300
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640300
Katia Regina Moreno Caiado, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
179-193
Educação especial em escolas do campo: análise de um município do estado de São Paulo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640301
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640301
Luzia Nunes Mamoré, Paulo Gomes Lima, Antonio Bosco de Lima, Glaucia Carvalho Gomes
194-208
Escola pública e educação não-formal caracterizando o programa Projovem campo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640302
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640302
Leila de Menezes Stein
209-225
Formação e educação popular no campo entre a igreja católica e estado (1954-1964)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640303
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640303
Ricardo Araujo Leite, Marcelo Cervo Chelotti
226-237
Geografia da educação do campo no triângulo mineiro
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640304
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640304
Adriana do Carmo de Jesus, Maria Cristina dos Santos Bezerra
238-250
A herança colonial e as implicações na educação do campo no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640305
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640305
Josemir Almeida Barros, Sandra Cristina Fagundes de Lima
251-263
História das escolas públicas primárias em áreas rurais: ausência de políticas públicas (Minas Gerais 1899 - 1911)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640306
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640306
Eunice Maciel Soeiro
264-274
Materialismo histórico dialético: epistemologia para educação campesina no Amazonas
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640307
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640307
Fabiana Baldi, Paulino José Orso
275-285
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST– educação em movimento
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640308
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640308
Maria Walburga dos Santos
286-300
Festas quilombolas: entre a tradição e o sagrado, matizes da ancestralidade africana
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640309
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640309

Documento

Jaqueline Daniela Basso
301-306
“O ensino rural” (Como iniciá-lo nas Escolas Normais) de Benedicto de Assis
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640310
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640310

Resenha

Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho
307-309
Trabalho, educação e reestruturação produtiva
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640311
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640311

Resumo

Adriana do Carmo de Jesus
310-310
Nos caminhos da escola do campo: o processo de implantação da educação do campo no município de Matão
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640312
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640312
Jaqueline Daniela Basso
311-311
As escolas no campo e as salas multisseriadas no estado de São Paulo: um estudo sobre as condições da educação escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640313
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640313
Wiama de Jesus Freitas Lopes
312-312
Profissionalidade docente na educação do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640314
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640314

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640315
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640315