Banner Portal
v. 9 n. 33: mar. 2009
mar. 2009

Editorial

Alessandra Arce, Luiz Bezerra Neto, Eduardo Pinto e Silva
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639551
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639551

Artigos

Marisa Bittar
3-22
A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8667054
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8667054
Mariclaudia Aparecida Abreu, Carlos Herold Junior
23-41
Inteligência, corpo e educação física no pensamento educacional de John Dewey
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639552
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639552
Nicholas Davies
42-63
A privatização por omissão: a participação das redes estadual e municipais de educação básica no Rio de Janeiro em 2006 na comparação com as redes privadas
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639553
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639553
Amarilio Ferreira Junior
64-77
Movimento de professores e transição democrática em Mato Grosso do Sul (1979-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639554
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639554
Jaqueline Delgado Paschoal, Maria Cristina Gomes Machado
78-95
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555
Carlos Bauer
96-108
Ser professor na metrópole – do seu papel político e social
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639556
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639556
Jefferson Carriello do Carmo, Wilson Sandano
109-121
A imigração italiana na cidade de Sorocaba e a experiência escolar no final do século XIX e início do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639557
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639557
Belissa do Pinho Jambersi, Alessandra Arce
122-141
A escola normal e a formação da elite intelectual da cidade de São Carlos (1911 – 1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639558
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639558
Juliana Guedes dos Santos Marconi, Luiz Bezerra Neto
142-158
A educação anarquista e a educação pública estatal brasileira: o encontro de dois paradigmas
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639559
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639559
Patrícia Cristina de Aragão Araújo
159-168
Folhetos de cordel, uma prática educativa que motiva diálogos interculturais
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639560
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639560
Carla Villamaina Centeno
169-178
O conhecimento histórico vulgarizado: a “ditadura” do manual didático
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639561
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639561
Marta Maria de Araújo, Franselma Fernandes de Figueiredo, Olívia Morais de Medeiros Neta
179-193
Reverências à vida terrena e post-mortem (Caicó-RN, século XIX)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639562
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639562
Marcos Francisco Martins
194-206
História e cultura afro-brasileira: o que os professores e os alunos aprenderam na escola pública?
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639563
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639563
Eduardo Pinto e Silva, Roberto Heloani
207-227
Gestão educacional e trabalho docente: aspectos socioinstitucionais e psicossociais dos processos de saùdedoença
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639564
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639564
Heulalia Charalo Rafante, Roseli Esquerdo Lopes
228-252
Helena Antipoff e a educação dos “excepcionais”: uma análise do trabalho como princípio educativo
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639565
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639565
Alejandro Klein, Rita de Cássia da Silva Oliveira
253-263
Las instituciones desde la modernidad keynesiana y el neoliberalismo apuntes para una reflexión sobre la (las) articulaciones entre lo social y lo subjetivo desde la figura de ciudadania
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639566
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639566

Documento

Alessandra Arce, Merilin Baldan
264-275
Coleção “Escola Nova Brasileira” de José Scaramelli (1931): Primeiras Aproximações
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639567
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639567
Heulalia Charalo Rafante, Roseli Esquerdo Lopes
276-288
“Notas sobre os alunos internos na Escola Rural D. Silvério, na Fazenda do Rosário” – pela sua diretora dona Iolanda Barbosa
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639568
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639568

Resenha

Nádia Cuiabano Kunze
278-283
GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. 7ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639569
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639569
Simone Tonoli Oliveira
288-289
ANTUNES, Celso. Inteligências múltiplas e seus jogos: Inteligência espacial (v. 4). Petrópolis/RJ: Vozes, 2006, 8v., 70p.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639570
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639570

Resumo

Maria Cristina Dantas Pina
290-290
A escravidão no livro didático de história: três autores exemplares (1890-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639571
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639571
Fabiana Sena
292-292
A tradição da civilidade nos livros de leitura no império e na primeira república
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639572
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639572
Lidiany Cristina de Oliveira Godoi
293-293
Botucatu e a expansão do ensino na primeira república: história do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639573
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639573

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639574
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639574