v. 6 n. 3 (2022)

Editorial

1-20
Depende de quem olha: formas de (in)dependências culturais e artísticas
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670955
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670955

Artigos - Colaborações

Jessica Gogan
22-54
Ensaios por uma curadoria ao avesso: caminhando com Lygia Clark
https://doi.org/10.20396/modos.v6i2.8668470
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i2.8668470
Antenor Ferreira Corrêa
56-91
Abstracionismo na produção áudio-visual
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668646
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668646
Marcele Linhares Viana
93-122
Culturalidades brasileiras: arte decorativa no salão nacional de belas artes (1930-1940)
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670317
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670317
Sílvia Guimarães Borges
124-149
Para divertir paixões caseiras: estudo de caso ou experiência teórica?
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670659
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670659
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
151-185
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
Jancileide Souza dos Santos
187-207
Arte popular, artesanato, gênero e relações raciais: o lugar da arte das mulheres negras
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670725
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670725

Dossiê - Independência ou Morte! tradições e modernidades

Aldrin Moura de Figueiredo, Paulo Knauss
209-214
Apresentação: Independência ou morte! Tradições e modernidades
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670926
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670926
Francislei Lima da Silva
216-243
O monumento do “guerreiro guarani”: o chafariz de Conceição de Mato Dentro e a memória da independência em Minas Gerais
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668874
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668874
Nathan Gomes
245-272
“Joana Angélica ou a mártir da independência”: história de uma pintura perdida de Firmino Monteiro
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668832
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668832
Eduardo Augusto Costa
274-298
Este granito : a materialidade como estratégia de revisão historiográfica
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668695
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668695
Afonso Medeiros
300-316
Quantos "modernismos" cabem numa modernidade?
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668870
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668870
Fernanda Albertoni
318-351
Fechamentos e aberturas da memória e da identidade nacional a partir de o Brasil, de Jaime Lauriano
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668769
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668769
Mateus Carvalho Nunes, Agnaldo Farias
353-370
"Trapioca", de Emmanuel Nassar: arapucas modernas
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668865
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668865

Ex-posições / Resenhas

Dária Jaremtchuk
372-400
“Contar o tempo”: balanço de uma experiência
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670949
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670949
Iago Porfírio
402-428
Notas sobre a encruzilhada
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670174
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670174

Montagem: a condição expositiva

Cristiana Miranda
430-441
A hidra do Iguaçu: um percurso cinematográfico experimental pelas lacunas da história colonial
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670861
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670861