Banner Portal
v. 22 n. 1 (2020): Autismo: aspectos pedagógicos e sociais
Autismo: aspectos pedagógicos e sociais

v.22 n.1 jan./mar. 2020

Foto da Capa: Mauro Guari

Editorial

1-2
Autismo: aspectos pedagógicos e sociais
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8658305
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8658305

Apresentação

3-9
Autismo: aspectos pedagógicos e sociais
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8658196
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8658196

Dossiê

Kelly Whalon, Sarah K. Cox
10-26
O papel da teoria da mente e da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista na sala de aula
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487
Elizabeth Cynthia Walter, Débora Regina de Paula Nunes
27-49
Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410
Odila Maria Ferreira de Carvalho Mansur, Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes
50-67
Da detecção de sinais de risco para autismo à intervenção precoce
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655516
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655516
Carolina Rizzotto Schirmer
68-85
Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
86-105
A mediação pedagógica de professoras de crianças com autismo: uma avaliação a partir do uso da Escala de Aprendizagem Mediada (EAM)
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Alessandra Gotuzo Seabra, Leandro Augusto da Silva, Ana Claudia Rossi, Tally Lichtensztejn Tafla, Erick Fernando Doria Lopes, Decio Brunoni
106-126
Modelo de tomada de decisão para uso de professores do ensino fundamental na identificação de Autismo e Deficiência Intelectual
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539

Artigos

Conrado Neves Sathler, Márcia Aparecida Amador Mascia
127-144
Uma análise discursiva de ementas de psicopatologia em cursos de psicologia
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8651957
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8651957
Flávia Brocchetto Ramos, Carolina Acosta, Eliana Rela
145-163
Da capa à contracapa: paratextos no processo constitutivo
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653276
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653276
Liliana Soares Ferreira
164-180
Trabalho pedagógico dos professores na escola: proposições para se pensar em dessimbolização e desinstitucionalização
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653656
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653656
Michael Franz Schmidlehner, Francisco Raimundo Alves Neto
181-201
O avesso da aprendizagem: um ensaio sobre educação, psicanálise e capitalismo
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653751
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653751
Fernanda Cerveira Fronza, Elisa Pinheiro Ferrari, Kamyla Thais Dias Freitas, Fernando Luiz Cardoso
202-217
Intervenção com exergames : efeitos sobre as funções executivas de crianças em idade escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8654037
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8654037

Relato de Experiência

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Rafael de Oliveira da Silva
218-233
Mosaicos de docência: relatos da vida escolar de estudantes de Biologia e sua professora
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653298
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653298
Dilma Prata Conserva, Marco Antonio Margarido Costa
234-252
O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida: um relato de experiência didática
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653788

Pesquisa

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Ana Júlia Forchesatto, Marcele Homrich Ravasio
253-274
Estudo cognitivo em sujeitos com esquizofrenia de um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)
https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8652820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8652820