Banner Portal
v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise
Formação de professores, educação e psicanálise

Foto da Capa: Mauro Guari

Editorial

285-287
Editorial: formação de professores, educação e psicanálise
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8655213
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8655213

Apresentação

288-296
Formação de professores, educação e psicanálise: uma introdução
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597

Dossiê

Leandro de Lajonquière
297-315
Quando o sonho cessa e a ilusão psicopedagógica nos invade, a escola entra em crise. Notas comparativas Argentina, Brasil, França
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651506
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651506
Carla Karnoppi Vasques, Wladimir Brasil Ullrich
316-333
Correspondências sobre o outro na educação especial
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653393
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653393
Marcelo Ricardo Pereira
333-347
Será mesmo que o magistério atual é formado pela “seleção dos péssimos”?
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650480
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650480
Luciana Gageiro Coutinho
348-362
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653274
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653274
Rinaldo Voltolini
363-381
Uma pedagogia esquecida do amor
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360
Claudine Blanchard-Laville, Arnaud Dubois
382-394
O tempo de elaboração de um "Eu professor"
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653400
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653400
Margareth Diniz, Natália Goulart
395-415
A escrita autoral de mulheres professoras
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653203
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653203

Artigos

Francismara Neves de Oliveira, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Leandro Augusto dos Reis
416-434
Significações do professor e indicadores de resiliência em estudantes com dificuldades de aprendizagem em matemática
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8648127
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8648127
Estéfano Vizconde Veraszto, José Tarcísio Franco de Camargo, Elisa Ramos da Silva, Eder Pires de Camargo
435-458
Cegueira e conceitualização em ciências: a percepção de professores e alunos da educação básica
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650633
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650633
Júlia Guimarães Neves, Veridiana de Lima Gomes Krüger, Lourdes Maria Bragagnolo Frison
459-478
Ensaio sobre o comportamento: entre ciência, filosofia e educação
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651314
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651314
Luciana Gruppelli Loponte
479-494
Arte, verdade e pesquisa em educação
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651387
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651387
Neusete Machado Rigo
495-512
Inclusão escolar: um olhar sobre as formas de conviver com o outro
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651501
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651501
Dirley Aparecido de Moura, Elaine Prodócimo
513-529
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650469
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650469

Ensaio

Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Ana Cleia Christovam Hoffmann
530-545
Artes de si no magistério: o Dândi educador
https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651066
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651066