Banner Portal
v. 9 n. 2 (2008): Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente
Número Temático: Da mediação da informação, tecnologia educacional, saúde na educação, formação docente

Editorial

1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.811
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.811
1-3
Editorial: English
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.812
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.812

Artigos

Cláudia da Cunha Ribas, Paula Ziviani
1-19
Mediação, circulação e uso da informação no contexto das redes sociais
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.813
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.813
Luciano Accioly Lemos Moreira
20-30
A (in)sustentabilidade do discurso da educação para o desenvolvimento sustentável do Banco Mundial
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.814
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.814
Luciano Accioly Lemos Moreira
31-51
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a educação brasileira sob a supremacia do mercado
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.815
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.815
Cláudio Paiva Franco
52-60
Autonomia de aprendizes on-line de inglês
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.816
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.816
Marilene Proença Rebello de Souza, Denise Trento Rebello Souza
61-79
Novas tecnologias de comunicação e de informação: o que dizem as revisões acadêmicas canadenses, norte-americanas e a experiência brasileira?
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.817
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.817
Adria Simone Duarte de Souza, Carlos Guillermo Rojas Nino
80-92
Identidades, sujeitos e línguas indígenas: “entre o corte do excesso e o semear da falta”
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.818
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.818
Wilson Correia
93-101
Por uma educação pelo dínamo
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.819
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.819
Renilson Rosa Ribeiro
102-115
Imagens didáticas do índio na Coleção História & Vida
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.820

Comunicação

Eric Ferdinando Passone
116-125
Del sujeto de la verdad a la verdad del sujeto
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.821
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.821
Carolina Messora Bagnolo
126-136
Relatos de pesquisa: considerações sobre a sociologia e a educação ambiental
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.822
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.822

Pesquisa

Marcos dos Santos Moreira
137-144
Inclusão, identidade e o método da capo, na aprendizagem instrumental inicial da Filarmônica do Divino, do estado de Sergipe
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.823
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.823
Eva Seitz
145-169
A biblioterapia na humanização da assistência hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – HU/UFSC
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.824
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.824
Rita Buzzi Rausch, Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
170-188
Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.825
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.825
Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Idália da Silva Carvalho Sá-Chaves
189-203
Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo
https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.826
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v9i2.826