Banner Portal
v. 13 n. 1 (2011): Número Temático: "Produção do conhecimento e transdisciplinaridade na Educação"
Número Temático: "Produção do conhecimento e transdisciplinaridade na Educação"

Editorial

1-7
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1160
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1160
8-9
Editorial English
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1161
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1161

Artigos

Leilah Santiago Buffrem, Sônia Maria Breda
1-16
Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1162
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1162
Samuel Mendonça
17-26
Massificação humana e a educação aristocrática em Nietzsche
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1163
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1163
Ivanda Martins Silva
27-43
Tecnologias e letramento digital: navegando rumo aos desafios
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1164
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1164
Daniela Karine Ramos
44-62
As tecnologias da informação e comunicação na educação: reprodução ou transformação?
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1165
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1165
Daniela Stevanin Hoffmann
63-76
Ambientes virtuais e redes: estética e socialidade
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1166
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1166
Miguel Alfredo Orth, Patrícia Kayser Vargas Mangan, Dirleia Fanfa Sarmento
77-98
Formação e ou capacitação de professores para atuação em informática na educação: reflexões sobre uma prática
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1167
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1167
Adriana de Fátima Franco, Claudia Davis
99-118
Auto-estima: gênese e constituição de um atributo construído socialmente
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1168
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1168
Rita de Cassia de Sena Pardo Pereira
119-133
Tecnologias assistivas e deficiência: algumas considerações
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1169
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1169
Nicholas Davies
134-151
O Tribunal de Contas de Sergipe e suas resoluções para avaliar a receita e despesa em educação
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1170
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1170
Tamyris Proenca Bonilha
152-167
Ações afirmativas e integração do negro no ensino superior: uma relação possível?
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1171
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1171
Daniel Revah
168-188
Jovens “velhos” no mundo da pós-infância
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1172
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1172
Giulia Crippa, Marco Antonio de Almeida
189-206
Mediação cultural, informação e ensino
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1173
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1173
Lourenço Ocuni Cá
207-224
Cultura escolar e os povos coloniais: a questão dos assimilados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1174
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1174

Dossiê

Marshall Alcorn
225-237
Shame, classroom resistance, and Bion’s desire not to know
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1175
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1175
Michelle Massé
238-245
Apontando para a lua: ensinando e aprendendo sem resistência
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1176
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1176
Marilyn Charles
246-251
Tomkins e sedgwick: comentário
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1177
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1177
Michael O’Loughlin
252-257
Comentário sobre alcorn & massé: pedagogia problemática
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1178
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1178
Ana Archangelo, Tagiane Maria da Rocha Luz
258-268
A dinâmica da agressividade em sala de aula: uma leitura possível e necessária
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1179
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1179

Pesquisa

Ademir José Rosso, Brigido Vizeu Camargo
269-289
As representações sociais das condições de trabalho que causam desgaste aos professores estaduais paranaenses
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1180
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1180

Relato de Experiência

Ellen Thaís Alves Cerciliar, Lucivone da Silva Cardoso, Janaína Aparecida de Oliveira, Adalgiza Costa de Oliveira, Fernando da Costa Barbosa, Sandra Gonçalves Vilas Boas Campos, Carlos Roberto Lopes, Arlindo José de Souza Junior
290-309
Trabalho coletivo com mídia na robótica educacional
https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1181
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1181