Banner Portal
v. 14 n. 59: out. 2014 (n. esp.)
out. 2014 (n. esp.)

Este número especial da Revista HISTEDBR Online, centrado na temática Marxismo e Educação, foi organizado pelo Grupo de estudos e pesquisas da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Editorial

Paulino José Orso
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640343
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640343

Artigos

Bernardo Coronel
3-23
López, héroe antimperialista: ensayo histórico
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640344
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640344
Leandro Turmena
24-36
Materialismo histórico e pesquisa em fontes: contribuições para a história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640345
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640345
Mara Cristine Vitorino da Silva, João Carlos da Silva
37-52
O materialismo histórico-dialético como método de análise: uma via possível para entender a história das mulheres e da mulher na história?
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640346
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640346
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
53-66
Para além da análise epistemológica: crítica da produção do conhecimento à luz das determinantes do modo de produção
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640347
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640347
Thayene da Costa Campos Santos, Thaylla Soares Paixão
67-84
A mundialização do capital e seus impactos sobre o processo de trabalho e a educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640348
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640348
Eraldo Leme Batista, Paulino José Orso
85-102
Intensificação do trabalho, alienação e emancipação humana
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640349
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640349
Julia Malanchen, Silvia Alves dos Santos
103-118
Cultura, alienação e revolução na teoria marxista
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640350
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640350
Helloysa Bragueto Moreira, João Batista Zanardini
119-128
A pedagogia histórico-crítica e os desafios frente à educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640351
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640351
Leonardo Docena Pina
129-151
A prática pedagógica histórico-crítica e o ensino de educação física na educação infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640352
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640352
Deribaldo dos Santos, Maria das Dores Mendes Segundo, Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Tayanna Vieira Lima
152-165
A política educacional brasileira e as diretrizes do programa educação para todos: notas críticas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640353
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640353
Carolina Nosella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior
166-175
A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640354
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640354
Renalvo Cavalcante Silva, Aline Soares Nomeriano
176-190
Ideologia e política: uma análise das leis impostas pelo estado burguês e da legislação educacional brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640355
Alessandro de Melo, Luciani Wolf
191-203
A pedagogia vai ao porão: notas críticas sobre as assim chamadas “pedagogia empresarial” e “pedagogia empreendedora”
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640356
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640356
Denila Coelho, André Paulo Castanha
204-217
Formação política de educadores: presença de Lênin e Gramsci nos cadernos utilizados na escola de formação da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640357
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640357
Joelma de Oliveira Albuquerque
218-227
Produção do conhecimento sobre a formação dos professores do campo no Brasil: teses e antíteses
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640358
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640358
Iael de Souza
228-239
A atuação do professor enquanto a transformação social radical não se realiza
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640359
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640359
Adair Ângelo Dalarosa, José Luiz Zanella
240-250
Anotações à questão: a educação escolar é a forma principal e dominante de educação?
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640360
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640360
Ana Cristina Hammel, Liliam Faria Porto Borges
251-271
Ciclos de formação humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640361
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640361
André Luiz Sena Mariano, Romeu Adriano da Silva
272-284
A categoria gênero no GT história da educação da ANPED: um exercício de crítica marxista
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640362
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640362
Renata de Almeida Vieira
285-298
A obra de Georges Snyders no cenário educacional brasileiro: introdução, apropriações e refluxo
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640363
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640363
José Luís Sanfelice
299-303
A contribuição de Eric Hobsbawm (1917-2012) para com a produção do conhecimento historiográfico
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640364
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640364
Suely Aparecida Martins
304-317
E. P. Thompson e a educação: a socialização como experiência
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640365
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640365
Maria do Carmo Luiz Caldas Leite
318-332
Uma análise do legado autóctone na educação cubana
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640366
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640366

Resenha

Thaylla Soares Paixão
333-337
A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América Latina. Brasil e Venezuela
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640367
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640367
Sidemar Presotto Nunes
338-340
Fuga da história? As revoluções russa e chinesa vistas de hoje
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640368
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640368

Resumo

Eraldo Leme Batista
341-341
Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do IDORT
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640369
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640369
Efrain Maciel Silva
342-342
A pedagogia histórico-crítica no cenário da educação física brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640370
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640370
Caio Antunes
343-343
Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640371
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640371

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640372
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640372