Banner Portal
v. 14 n. 55: mar. 2014
mar. 2014

Este número da Revista HISTEDBR On-line foi organizado pela equipe do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, que participa do HISTEDBA.

Editorial

Ana Elizabeth Santos Alves, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Lívia Diana Rocha Magalhães
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640457
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640457

Artigos

Rita Mª Radl Philipp
3-13
Medios, nuevos medios tecnológicos de la comunicación y de la información y nuevas identidades de género
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640458
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640458
José Rubens Mascarenhas de Almeida
14-33
Produção científica e produção/reprodução capitalista no atual contexto latino-americano
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640459
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640459
Antonia Almeida Silva
34-53
Estado e “conversão” democrática: legados da nova república para as políticas educacionais dos anos 1990
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640460
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640460
Lia Tiriba, Célia Regina Vendramini
54-72
Classe, cultura e experiência na obra de E. P. Thompson: contribuições para a pesquisa em educação
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640461
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640461
Angela Maria Souza Martins, Lúcia Maria Wanderley Neves
73-93
Cultura, educação, dominação: Gramsci, Thompson, Williams
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640462
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640462
Lívia Diana Rocha Magalhães
94-103
História, memória e geração: remissão inicial a uma discussão político-educacional
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640463
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640463
Alberto Damasceno
104-116
A historiografia da educação brasileira, o período pombalino e o Diretório de 1757.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640464
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640464
Ana Palmira Bittencourt Santos casimiro Casimiro, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Luciana Canário Mendes
117-135
A Companhia de Jesus e os usos da memória: fé, ensino e dominação no Brasil colonial
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640465
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640465
Célio Juvenal Costa, Sezinando Luiz Menezes, Luciana de Araújo Nascimento, Cintia Mara Bogo Bortolossi
136-148
Instituições educativas em Portugal na segunda metade do século XVI: Universidade de Coimbra e Universidade de Évora
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640466
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640466
José Antonio Miranda Sepulveda
149-167
A educação na revista A Defesa Nacional: 1913-1945
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640467
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640467
Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Maria de Fátima Rorigues Pereira
168-179
Políticas de educação não formal – A Recreação (1889-1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640468
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640468
Ruy Hermann de Araújo Medeiros, Sérgio Eduardo Montes Castanho
180-194
Trajetória do movimento estudantil e expectativas sociais dos estudantes brasileiros: 1960-1980
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640469
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640469
José Alves Dias
195-212
A consumação do golpe e o movimento estudantil baiano contra a ditadura
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640470
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640470
Leticia Carneiro Aguiar
213-230
A interiorização da educação superior no estado de Santa Catarina: a ideia de universidade como discurso de desenvolvimento
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640471
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640471
Washington Santos Nascimento
231-249
“Minha mãe me entregou nas mãos do professor para fazer de mim o que quisesse e pudesse”: memórias da educação escolar em Angola
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640472
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640472
Ana Elizabeth Santos Alves, Miriam Cléa Coelho Almeida
250-266
A centralidade do trabalho na determinação da mobilidade territorial dos trabalhadores rurais
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640473
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640473
Astrogildo Fernandes Silva Júnior, José Josberto Montenegro Sousa
267-284
Dimensões históricas da escolarização no meio rural e urbano brasileiro: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640474
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640474
Cláudio Félix dos Santos
285-296
A educação no espaço rural e a licenciatura em educação do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640475
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640475
José Edimar de Souza, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin
297-311
A prática dos exames finais de uma escola isolada rural de Novo Hamburgo/RS (1953-1971)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640476
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640476
Jaqueline Daniela Basso, Luiz Bezerra Neto
312-322
As implicações das políticas públicas nas escolas no campo no estado de São Paulo a partir do final da década de 1980
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640477
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640477
José Claudinei Lombardi
323-332
Educação pública, gratuita e obrigatória: notas controversas sobre vagas em creche
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640478
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640478
Virginia Georg Schindhelm, Dayse Martins Hora
333-345
Concepções luteranas de educação e infância em uma creche comunitária
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640479
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640479
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Raquel de Almeida Moraes
346-360
TV Escola: múltiplas relações, contradições e resistências
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640480
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640480
Mônica Pereira, Ester Buffa
361-375
Trajetórias de exclusão: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640481
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640481
Fabio Luis Santos Nunes
376-398
Revista Nova Escola e educação física (1986 – 1997): fase da adesão à educação pelo movimento
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640482
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640482

Documento

Amarilio Ferreira Jr., Mariluce Bittar
399-410
O “manifesto neoliberal” que anunciou as políticas educacionais implantadas pelos governos de Margaret Thatcher (1979-1990)
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640483
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640483
Daniela Márcia Neri Sampaio, Robson Oliveira Costa Júnior, Ana Elizabeth Santos Alves
411-419
As mulheres e o trabalho doméstico no livro “economia doméstica”
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640484
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640484

Resenha

Urânia Teixeira Amaral, Tânia Maria Rodrigues da Rocha
420-422
Discussões teóricas acerca da prática educativa no campo
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640485
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640485

Resumo

Ana Luisa de Castro Coimbra
423-423
Memória e imagens da Bahia no documentário de Alexandre Robatto Filho
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640486
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640486
Fabíola Pereira de Araújo-Mello
424-424
A troca de São Benedito por Nossa Senhora de Lourdes na cidade de Encruzilhada-BA: uma “memória subterrânea”
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640487
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640487

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640488
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640488