Banner Portal
v. 13 n. 51: jun. 2013
jun. 2013

Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em História e Historiografia da Educação  sediado na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Editorial

Carlos Henrique de Carvalho
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640258
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640258

Artigos

Jaime Caiceo Escudero
3-13
El sistema de selección universitaria chilena en crisis: discusión para la elaboración de la P.A.A.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640259
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640259
Jaime Valim Mansan
14-26
A educação superior sob vigilância: o caso do DOPS/PR (1964-1988)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640260
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640260
Liliana Soares Ferreira, Alvaro Moreira Hypolito
27-41
Uma análise sobre o tema “trabalho” nos eventos da redestrado em 2008 e 2011
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640261
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640261
Nadia Pedrotti Drabach
42-53
A trajetória da administração da educação pública no Brasil e a construção da democracia
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640262
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640262
Vanessa Barrozo Teixeira, Elomar Callegaro Tambara
54-63
O regime de cátedra no ensino superior: os primeiros professores da escola de engenharia industrial da cidade do Rio Grande
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640263
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640263
Suzane da Rocha Vieira, Cleuza Maria Sobral Dias, Vanise dos Santos Gomes
64-79
O curso de pedagogia da FURG constituindo diferentes sentimentos de pertencimento
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640264
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640264
Daniela Moura Rocha de Souza, Lívia Diana Rocha Magalhães
80-91
Não fazem mal as musas aos... Alfaiates: um professor intelectual em Vitória da Conquista-BA – o caso de Laudionor de Andrade Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640265
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640265
Jean Felipe Pimenta Borges, Sandra Mara Dantas
92-102
A educação escolar no país em construção: Uberaba no período da primeira república brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640266
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640266
Adreana Dulcina Platt, Selvino José Assmann, Delamar José Volpato Dutra
103-121
A formação acadêmica dos revolucionários republicanos brasileiros no Séc. XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640267
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640267
Davisson Cangussu de Souza
122-138
O ensino de sociologia e a pedagogia histórico-crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos das propostas atuais
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640268
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640268
Carlos Henrique de Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
139-156
Educação e modernização em Minas Gerais: os princípios da reforma Francisco Campos (1926–1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640269
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640269
Eneias Borges Dias
157-166
A revista da escola normal de São Carlos e a moralização social: culto cívico, religião da pátria, o escotismo
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640270
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640270
Mario Borges Netto, Carlos Lucena
167-186
O debate marxiano sobre a instrução pública europeia do século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640271
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640271
Jane Bezerra de Sousa, Geraldo Inácio Filho
187-199
Profissão docente no Piauí no século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640272
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640272
Sauloéber Társio de Souza, Jóbio Balduíno da Silva
200-221
Educação profissional pública no pontal mineiro: notas sobre o Colégio Comercial Oficial (1965-1979)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640273
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640273
Michele Varotto, Alessandra Arce Hai
222-237
Vestígios da presença das ideias educacionais de John Dewey em uma escola normal paulista nas décadas de 10 e 20 do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640274
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640274
João dos Reis Silva Júnior, Tânia Barbosa Martins
238-251
Formação e certificação em massa e abordagens do multiculturalismo e das competências na educação a distância: implicações ao trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640275
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640275
Nilce Vieira Campos Ferreira, Wenceslau Gonçalves Neto
252-265
Organização inicial do ensino profissionalizante feminino em Uberaba/MG: economia rural doméstica (1953-1962)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640276
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640276
Vanderlei Amboni, Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra
266-278
Trabalho e educação na construção da Russia socialista
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640277
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640277
Celso Luiz Aparecido Conti, Maria Cecília Luiz, Sandra Aparecida Riscal
279-302
Caminhos e (des)caminhos da gestão democrática da escola publica: obstáculos, resistências e perspectivas para a democratização dos conselhos escolares
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640278
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640278
Nilce Romero Lucchese, Gilberto Luiz Alves
303-322
A educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio em Campo Grande, MS
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640279
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640279
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Valéria Aparecida de Lima, Armindo Quillici Neto
323-340
Escola pública em Minas Gerais: gênese do Grupo Escolar Ildefonso Mascarenhas da Silva (anos 1940–50)
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640280
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640280
Angela Martins, Lúcia Maria Wanderley Neves
341-359
Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson e Williams
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640281
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640281
Décio Gatti Júnior, Giseli Cristina do Vale Gatti
360-372
A busca da historicidade da vida na pesquisa sobre o ensino secundário brasileiro: entre memória e história oral
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640282
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640282
José Carlos Souza Araújo
373-382
Universidade brasileira segundo o inquérito de 1928: ensino, pesquisa e extensão
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640283
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640283

Resenha

Saulo Rodrigues de Carvalho
383-385
A personalidade do professor na perspectiva histórico- cultural
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640284
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640284
Thiago Rodrigues Nascimento
386-389
História e estudos sociais: novas abordagens
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640285
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640285

Resumo

Polyane Passos Mayer Straub
390-390
A gestão participativa do processo decisório das casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná: estudo de caso nas CFR`s de Pato Branco e Manfrinópolis.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640286
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640286
Eraldo Leme Batista
391-391
Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do IDORT
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640287
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640287

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640288
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640288