Banner Portal
v. 12 n. 3 (2020): Filosofia e educação em tempos de Pandemia
Filosofia e educação em tempos de Pandemia
Imagem de capa: Claudyo Casares Ateliê & Galeria - "Exclusão Social"  Cuiabá, MT - http://www.flickr.com/photos/claudyocasares/

Editorial

Adolfo Ramos Lamar, Kevin Daniel dos Santos Leyser
Editorial
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8664107
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8664107

Dossiê

Eduardo Francisco Freyre Roach
Epistemologia e pandemia COVID-19
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8663415
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8663415
Ernesto Jacob Keim
Pedagogia da Pachamama/ Tayta Inti : emancipação, libertação e vida, com educação pós pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661849
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661849
Floriano Euclides Gomes da Silva Silva, Mariana Pícaro Cerigatto
Dilemas educacionais : domínio tecnológico, saber e a crise de desempenho em meio à pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661969
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661969
Manoel Francisco do Amaral, Rosana Helena Nunes , Kelly Janaine Amaral
A educação como direito humano e o ensino tecnológico em tempo de pandemia: limites e contradições
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660479
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660479
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
O fenômeno das fake news e a pandemia: os multiletramentos digitais em questão
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661998
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661998
José Douglas Alves dos Santos, Maria Edivania Alves dos Santos, Cristiano Mezzaroba
Um olhar pedagógico sobre a pandemia e seus efeitos à educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661568
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661568
Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes, Aldrin Bentes Pontes
A TIC atuando como mediadora na educação superior brasileira durante a pandemia do Covid-19
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659402
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i2.8659402
Wilma de Lara Bueno
História das mulheres em tempos de pandemia
PDF
Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo
Educação das infâncias e crianças no Brasil : paradoxos e possibilidades em tempos pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661850
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661850
Yara Rodrigues de La Iglesia
Parentalidade e desenvolvimento Infantil em tempos de pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661983
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661983
Cesar Adriano Ribeiro Nunes
A atuação do Profissional de Educação Física e as novas dinâmicas das atividades físicas escolares e extraescolares: lições do tempo da pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8662104
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8662104

Artigos

Ibrahim Campos, Walter Lima
A lenda O riso de Demócrito e o pranto de Heráclito: origens e desenvolvimentos históricos
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660762
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660762
Eliseu Roque do Espírito Santo
Ensino e conhecimento: relações a partir da teoria do conhecimento de John Locke
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8655535
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8655535
Adenilton Moises da Silva, Everaldo Fernandes da Silva
Angústia(s) e diálogos entre Graciliano Ramos e os saberes populares
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660833
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660833
Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos, Peterson de Castro Pereira
Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660324
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8660324
André Luiz Alvarenga de Souza, Alexandra Ayach Anache , Carina Elisabeth Maciel
As contribuições filosóficas de Marx para a construção da dialética e para a Filosofia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8658866
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8658866

Ensaios

José Endoença Martins
Da estética do tempo mínimo à poética da pandemia máxima: epistemologia do minuto minimalista na rede social
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661732
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661732
Robson Gabioneta (Resenhista)
Filosofia na busca pelo dialogo: atividades físicas, plantas, história e ancestrais
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661993
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661993
Raquel de Almeida Moraes
Materialismo dialético e educação comparada
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8656677
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8656677

Relato de Experiência

Reginaldo Rodrigues Raposo
Quatro aulas e a experiência da pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661274
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661274

Leituras

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
Teoria crítica, formação cultural e educação : homenagem a Bruno Pucci
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661013
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661013

Resenha

Valdirene Pereira Costa
O conceito de dialética em Lukács (István Mészaros)
https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8662105
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8662105