Banner Portal
v. 2 n. 2 (2010): Epistemologia e teorias da Educação
Epistemologia e teorias da Educação

Editorial

Silvio Ancizar Sánchez Gamboa, Márcia Chaves-Gamboa, Régis Henrique dos Reis Silva
1-7
As Reações aos Pós-modernismos
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635489
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635489

Dossiê

Celi Nelza Zülke Taffarel, Joelma de Oliveira Albuquerque
8-52
Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635490
Bernardete Angelina Gatti
53-73
Reflexões sobre questões metodológicas e práticas em pesquisas em educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635491
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635491
Silvio Ancizar Sánchez Gamboa
74-98
O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635492
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635492
Paulo Evaldo Fensterseifer
99-110
Educação Física: atividade epistemológica e objetivismo
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635493
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635493
José Luis Sanfelice
111-119
A nova pedagogia da hegemonia no contexto da globalização
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635494
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635494
David Romão Teixeira, Fernanda Braga Magalhães Dias
120-140
Marxismo e cultura: contraponto às perspectivas pós-modernas
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635495
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635495
Vilmar José Both, Maristela da Silva Souza, Ecléa Vanessa Canei Baccin
141-155
Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635496
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635496
Ana Cláudia Saladini, Orlando Mendes Fogaça Júnior, Adrian Oscar Dongo Montoya
156-167
A educação física e as teorias do conhecimento
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635497
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635497
Andrea Braga Moruzzi, Anete Abramowicz
168-181
Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635498
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635498
Heloisa Helena Duval de Azevedo, Neiva Afonso Oliveira
182-198
Educação e pós-modernidade: um olhar wittgensteiniano
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635499
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635499
José Roque Aguirra Roncari
199-210
Ações do corpo humano, mente/cérebro e linguagem
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635500
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635500
Vamberto Ferreira Miranda
211-226
O processo de (re)orientação teórico-epistemológica do departamento III - FACED/UFBA (2004-2006)
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635501
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635501
Régis Henrique dos Reis Silva
227-246
Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635502
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635502
Maria do Socorro Correia Lima
247-265
Vozes do silêncio: os sentidos do discurso de/sobre sexualidade de mulheres paraplégicas
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635503
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635503
Julia Paula Motta de Souza
266-280
Ciência e capitalismo
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635504
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635504
Marcelo Silva dos Santos, Graziany Penna Dias
281-296
Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635505
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635505
Jorge Oliveira dos Santos
297-312
Possibilidades da educação física na formação do trabalhador
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635506
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635506
Rita Ribeiro Voss
313-331
Cognição e formação docente: bases epistemológicas para uma didática complexa
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635507
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635507
Soraya Corrêa Domingues, Elenor Kunz
332-343
Educação crítica: uma possibilidade de formação "ambientalista" para professores de educação física
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635508
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635508
Marilene Cesário, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
344-358
O professor de educação física na escola: os saberes para o ensino
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635509
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635509
Joaquim Francisco de Lira Neto
359-375
Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635510
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635510
Ana Maria Pereira
376-392
A ciência da motricidade humana e as suas possibilidades metodológicas
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635511
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635511
Carlos Odilon da Costa, Rosana Soares
393-405
Por um currículo multicultural
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635512
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635512
Cláudia Ramos de Souza Bonfim
406-423
Educação sexual: contradições, limites e possibilidades
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635513
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635513
Elizângela Silva de Oliveira, Evandro Ghedin, Ethel Silva de Oliveira
424-438
Epistemologia da ciência cognitiva e sua implicação no ensino de ciências
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635514
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635514
Luis Carlos Lemos da Silva, Amarildo Menezes Gonzaga
439-453
Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635515
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635515
Hermas Gonçalves Arana
454-480
A modéstia dos filósofos
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635516
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635516

Artigos

José Claudio Morelli Matos
481-501
Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635517
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635517
Vagner Silva
502-522
Rousseau: onde encontrar a educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635518
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635518

Leituras

Samuel Mendonça, Igor Hideo Kato da Silva
523-527
Niilismo e decadência
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635519
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635519