Banner Portal
v. 14 n. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"
Número Temático: "Diferenças e subjetividade"
Dossiê Organizado pelo professor Sílvio Gallo

Editorial

1-6
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1236
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1236
1-6
Editorial English
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1237
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1237

Artigos

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Francismara Neves de Oliveira, Mario Sérgio Vasconcelos
1-21
Procedimentos no jogo virtual Colheita Feliz: entre a virtude e a regra
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1238
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1238
Leilah Santiago Bufrem
22-42
O conceito de escrita segundo a teoria histórico-cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1239
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1239
Fernanda Müller
43-61
Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1240
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1240
Nilson Fernandes Dinis
62-75
Discursos sobre homossexualidade e gênero em um curso de formação em psicologia
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1241
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1241
Samara Cristina Silva Pereira, Guiomar de Oliveira Passos
76-95
Educação profissional técnica e suas interfaces com a educação propedêutica de nível médio
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1242
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1242
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Amarílio Ferreira Junior, Marisa Bittar, Carlos Roberto Massao Hayashi
96-120
A obra do Padre Antonio Vieira na agenda das pesquisas acadêmicas no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1243
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1243
Alexandre Filordi de Carvalho
121-140
Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1244
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1244
Cristina Bruzzo, Lúcia Estevinho Guido
141-159
A ecologia na televisão: o que se espera da TV pública?
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1245
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1245

Dossiê

Américo Grisotto
179-198
Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1246
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1246
Renata Lima Aspis
199-215
Criar saídas e um ensino de filosofia
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1247
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1247
Maria dos Remédios de Brito
216-234
O pensamento marginal da além-formação como traçado da diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1248
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1248
Marcos Ribeiro de Santana
235-250
Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1249
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1249
Sílvio Gallo
160-178
Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1250
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1250
Maria Emanuela Esteves dos Santos
251-267
Educação e alteridade: deslocamento de Arlequim a Pierrô
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1251
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1251
Gabriela Gomes Costardi
268-280
A educação apesar da diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1252
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1252
Luciana Pires Alves
281-298
Diálogos extemporâneos no cotidiano escolar: a pesquisa com as crianças
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1253
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1253
Ana Archangelo, Daniela Kitawa Oyama, Maria Lígia Pompeu
299-313
O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalítica
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1254
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1254
César Donizetti Pereira Leite
314-331
Infância, cinema e formação: contornos de modulações, subjetividades e singularidades
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1255
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1255
Samuel Mendonça
332-350
Objeções à igualdade e à democracia: a diferença como base da educação aristocrática
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1256
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1256
Maria Rita de Assis César
351-362
A diferença no currículo ou intervenções para uma pedagogia
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1257
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1257

Pesquisa

Andreia Osti, Rosely Palermo Brenelli
363-385
Análise comparativa das representações de alunos e professores sobre as relações entre ensino e aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1258
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1258
Liane Camatti, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
386-398
A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1259
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1259

Relato de Experiência

Graziela Zambão Abdian, Viviani Fernanda Hojas, Maria Eliza Nogueira Oliveira
399-419
Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1260
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1260
Lajara Janaina Lopes Correa, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
420-441
Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares
https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1261
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1261