Banner Portal
v. 15 n. 61: mar. 2015
mar. 2015

Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares”, HISTEDBR – GT Maringá sediado na Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Editorial

Analete Regina Schelbauer, Maria Cristina Gomes Machado, Mario Borges Netto
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640511
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640511

Artigos

Pietro Causarano
4-29
O estado e as relações sindicais frente à formação profissional: o caso italiano no segundo pós-guerra
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640512
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640512
Luiz Antonio de Oliveira, Maria Cristina Gomes Machado
30-50
O papel da república na instrução primária segundo Primitivo Moacyr
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640513
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640513
Rosangela de Lima, Analete Regina Schelbauer
51-71
As escolas rurais e a organização do ensino primário em Cianorte-PR (1950-1990)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640514
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640514
Cristiane Batistioli Vendrame, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
72-86
Ensino fundamental de nove anos: principais orientações legais e administrativas
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640515
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640515
Marta Sueli de Faria Sforni
87-109
O trajetória da didática no Brasil e sua (des)articulação com a teoria histórico-cultural
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640516
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640516
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Rosangela Célia Faustino
110-134
O impacto da diversidade cultural nas políticas educacionais: uma crítica às propostas das agências internacionais
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640517
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640517
Maria Aparecida Crisse Knuppel, Célio Juvenal Costa
135-153
Juan Rodriguez Becker y Silva (1872-1944): a trajetória educacional de um professor itinerante
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640518
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640518
Simone Maria Martins, Maria Luisa Furlan Costa
154-165
Perspectivas históricas e concepções de qualidade e acesso ao ensino superior a distância no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640519
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640519
Ednéia Regina Rossi, Elaine Rodrigues, Geslaine Cristina Tamião Piola
166-177
Educação confessional católica: a Escola Paroquial Santo Inácio e as instituições de ensino primário de Maringá (1946-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640520
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640520
Luciano Mendes de Faria Filho, Marcilaine Soares Inácio
178-191
Rui Barbosa no pensamento educacional brasileiro na primeira metade do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640521
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640521
Dennys Garcia Xavier, Karla Cristina Walter
192-201
A paideia humana à luz da teoria platônica da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640522
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640522
Bruno Adriano Rodrigues da Silva
202-218
Diferenças entre as perspectivas de educação integral em Anísio Teixeira e no programa mais educação.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640523
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640523
Roney Gusmão Carmo
219-236
Acumulação flexível: do local ao global, do obsoleto ao moderno
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640524
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640524
Gedeli Ferrazzo, Claudinei Frutuoso, Márcia Ângela Patrícia, Marco Antônio Oliveira Gomes
237-254
O processo de inclusão/exclusão da pessoa com deficiência no contexto da reestruturação produtiva do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640525
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640525
Itamaragiba Chaves Xavier, Elomar Callegaro Tambara
255-273
A liberdade de consciência e sua implicação na concepção educacional de Condorcet, Humboldt e Mill
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640526
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640526
Maria Aparecida Alves Silva, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
274-289
Por detrás dos muros da escola: cotidiano do Grupo Escolar César Bastos (1947-1961)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640527
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640527
Elton Castro Rodrigues dos Santos
290-305
Escolas reunidas: um modelo entre as escolas isoladas e os grupos escolares em Mato Grosso
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640528
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640528
Daniela Moura Rocha de Souza, Lívia Diana Rocha Magalhães
306-321
A megera está rondando ... Camillo de Jesus Lima um professor intelectual em Vitória da Conquista-BA no primeiro governo de Vargas (1930-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640529
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640529
Francivaldo Alves Nunes
322-332
Quando a educação civiliza: proposições sobre a Escola Rural Pedro II (Pará, anos de 1860)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640530
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640530
Marlene Lucia Siebert Sapelli
333-354
Escola itinerante : uma história ocultada, forjada no contexto da luta de classes no Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640531
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640531
Celso Hotz, Isaura Monica Souza Zanardini
355-366
A democratização da educação e seu vínculo à consolidação do ideario liberal no país: alguns apontamentos
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640532
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640532
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
367-378
A história cultural e as fontes de pesquisa
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640533
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640533
Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo
379-389
A educação jesuítica no Brasil colônia
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640534
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640534
Maria Teresa Martins Fávero, Geiva Carolina Calsa, Teresa Kasuko Teruya
390-402
Consideraçôes sobre o desenvolvimento do pensamento educacional acerca da educação do corpo
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640535
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640535
André Moura Filardi, Dayton Fernando Padim
403-415
Políticas públicas de expansão do ensino superior federal no Brasil no contexto da mundialização do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640536
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640536

Resenha

Gizeli Fermino Coelho, Taís Renata Maziero Giraldelli, Maria Cristina Gomes Machado
416-418
A militância de Paschoal Lemme em defesa da construção de um sistema nacional de ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640537
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640537
Estefane Francisca Gonçalves, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
419-422
A trajetória da educação pública brasileira em uma perspectiva histórica
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640538
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640538

Resumo

Claudemir Galiani
423-423
John Dewey e a mediação social da escola pública no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640539
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640539
Lais Pacífico Martineli
424-424
Monteiro Lobato e a educação: da crítica à produção de uma nova literatura infantil brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640540
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640540
Bruno Gonçalves Borges
425-425
A disciplina história da educação na Universidade Federal de Uberlândia/MG (1960-2000)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640541
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640541
Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira
426-426
Organização da instrução pública primária no Brasil: impasses e desafios em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Norte (1890–1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640542
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640542

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640543
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640543