Banner Portal

Zetetike

Edição Atual

v. 30 (2022)
Publicado em abril 23, 2022

Escopo:Zetetiké é uma publicação institucional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (em parceria editorial com a UFF), tendo como objetivo contribuir, de um lado, para o desenvolvimento da pesquisa na Área da Educação Matemática e, de outro, para a formação de pesquisadores dessa Área, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras. A Zetetiké publica artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas – empíricas ou de campo, ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos - relacionados ao ensino e à aprendizagem da matemática em todos os níveis de ensino, à formação de professores que ensinam matemática, às práticas matemáticas na escola, na universidade e em outras atividades sociais, entre outras. Além disso, a Zetetiké pode ser composta por artigos encomendados, números temáticos e por artigos de demanda regular, podendo ser escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
Qualis: A2
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1993
e-ISSN:  2176-1744
Título abreviado: Zetetiké
E-mail: zetetike@unicamp.br
Unidade: FE
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigo

Ana Rosa Corica
e022017
Consumo energético: análisis de una situación real para el estudio funcional de la matemática en la escuela secundaria
ESPANHOL INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8657104
Robson da Silva Eugênio, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
e022018
Letramento probabilístico de professores de matemática do Ensino Fundamental: reflexões da formação continuada
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661705
Eduardo Goedert Doná, Alessandro Jacques Ribeiro
e022019
Conhecimento matemático para ensinar álgebra: uma análise curricular na licenciatura em pedagogia
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8668443
Maria Aparecida de Jesus Salgado, Ana Leticia Losano
e022020
Comunicação na aula de matemática: revisão da literatura na perspectiva do professor pesquisador
PORTUGÛES INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667863
Jefferson Tadeu Godoi Pereira, Adair Mendes Nacarato
e022021
Indícios de significação a partir de diferentes sistemas semióticos no pensamento algébrico
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665274
Priscila Domingues de Azevedo, Klinger Teodoro Ciríaco, Ana Paula Gestoso de Souza, César Donizetti Pereira Leite, Regina Célia Grando Grando, Celi Espasandin Lopes, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
e022022
Do singular ao plural: professoras de infância e suas aprendizagens em educação matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660444
Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo
e022023
Decorar a tabuada: produção de sujeitos dóceis
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8664318
Cleisiane de Sousa Silva, Paulo César Pinheiro
e022024
A matemática dos desenhos geométricos presente na tecelagem artesanal de Resende Costa
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660970
Anie Masquete Paruta, Virgínia Cardia Cardoso
e022025
O Letramento matemático na BNCC
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660332
Maria Cristina Oliveira Costa, António Manuel Dias Domingos
e022026
Conhecimento Profissional para ensinar matemática num contexto de educação em STEM
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661697
Maria Marta da Silva, Bruno Silva Silvestre
e022027
Contribuições formativas da disciplina de História da Matemática desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661340
Vinícius Sanches Tizzo, Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier, Heloisa da Silva
e022028
(De)formação de professores e o que podem portfólios na produção de diferenças em identidades movediças
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661756
Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
e022029
Planejar para ensinar e aprender Matemática: abertura de um estudo de aula
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8663821
Maria Célia Leme da Silva
e022030
Abandono do Ensino de Geometria e a Matemática Moderna: uma revisão histórica
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665149
José Carlos Pinto Leivas, Carmen Vieira Mathias
e022031
Desatando nós: desenvolvendo a visualização a partir de experimentos com cordas torcidas
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661730

Dossiê Temático

Denise Medina França, Edilene Simões Costa dos Santos, Wagner Rodrigues Valente
e022016
Apresentação: História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8670109
Viviane Barros Maciel
e022001
Caracterização de uma "tabuada para ensinar"
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667600
Reginaldo Rodrigues da Costa, Fabiane Aparecida de Almeida Bezerra
e022002
Os saberes matemáticos na formação do professor leigo: o currículo do projeto LOGOS II
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667881
Wagner Rodrigues Valente, Lauro Igor Metz
e022003
Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667446
Maria Célia Leme da Silva
e022004
Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667515
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
e022005
Uma morfologia curricular da aritmética a ensinar nas escolas de aprendizes artífices
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667630
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Elizaine Vaz Santos
e022006
O currículo de matemática do programa gestão da aprendizagem escolar
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667894
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
e022007
Compêndios de aritmética escolar no corpus teórico das ciências da educação
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667859
Denise Medina Franca, Edilene Simões Costa dos Santos
e022008
Blocos lógicos em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980)
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667882
Luiz Henrique Ferraz Pereira, Luís Gabriel Favaretto Matté, Paola do Prado
e022009
A matemática na formação da professora primária na escola complementar de Passo Fundo – RS
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667872
Andréa Morais de Menezes, Marcelo Bezerra de Morais
e022010
Formação docente e ensino de matemática: uma história do curso de Pedagogia da FE/UERN
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667891
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias, Maria Cecília Soares de Morais Monteiro, Mária Cristina Ribeiro Correia de Almeida
e022011
Os números racionais no ensino primário em Portugal (1930-1974)
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667892
Thaís Santana Araújo dos Santos, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo
e022012
Relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em matemática das IES baianas
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667622
Deise Aparecida Peralta
e022013
Nísia Floresta: uma voz por reconhecimento das mulheres na história do currículo
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667895
Mariana Lima Vilela, Filipe Santos Fernandes
e022014
Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 – 1987)
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
Hairley Figueira Mesquita, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
e022015
A rubrica álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927)
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667877
Ver Todas as Edições