Banner Portal
v. 10 n. 3 (2014): Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013): set./dez.
Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013): set./dez.

Artigos

Ivan Amorosino do Amaral
161-170
Ensino de geologia introdutória: raízes e desdobramentos da mudança curricular em 1973 na USP
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637311
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637311
Carlos Alberto Lobão Cunha
171-177
Movimento de consolidação nacional de novas bases para o ensino de geociências
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637313
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637313
Oscar Braz Mendonza Negrão
178-190
Curso de especialização em ensino de geociências: vinte anos de experiências
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637314
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637314
Celso Dal Ré Carneiro Carneiro
191-203
O Fórum Nacional de Cursos de Geologia e as diretrizes curriculares nacionais: histórico e perspectivas
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637316
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637316
Rualdo Menegat, Ana Maria Pimentel Mizusaki, Marcus Remus, Lidia Maria Vignol Lelarge Lelarge, Norberto Dani
204-216
Inovação no paradigma curricular: os projetos temáticos em geologia
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637320
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637320
Hector Luis Lacreu
217-226
Aciertos, distorsiones y falacias en la enseñanza de las ciencias naturales de la educación secundaria obligatoria de Argentina
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637323
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637323
Jorge Bonito
227-239
Reorganização das metas curriculares no ensino básico português: o caso das geociências
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637327
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637327
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
240-249
Método científico e controvérsias nas geociências
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637330
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637330
Leonor Bonan
250-259
Acciones de difusión de las ciencias de la tierra en Argentina hoy
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637331
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637331
José Sellés-Martínez
260-273
La 6ª Olimpíada Internacional de Ciencias de la Tierra en Argentina: crónica de una experiencia compleja
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637334
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637334
Roberto Greco, Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger
274-282
Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637335
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637335
Arlino Camargo Livério Junior, Eduardo Matos Santos, Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile, Alberto Tufaile, Carlos Molina Mendes, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
283-288
A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637343
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637343
Sidnei de Lima Júnior, Alfredo Borges de Campos, Cleonice Rocha
289-297
Abordagem transdisciplinar dos parâmetros curriculares nacionais de química: o caso das geociências
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637344
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637344
Christine Laure Marie Bourotte, Maria Cristina Motta de Toledo, Wania Duleba, Gabriela Tieme Aramaqui, Larissa Gracielle Dellisa Campos, Patricia Junia Viana
298-304
Kit didático “da rocha ao grão” ... de areia
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637345
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637345
Flávia Requeijo, Celso Dal Ré Carneiro
305-318
Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637346
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637346
Elias Profeta Ramos de Araujo, Maria Cristina Motta de Toledo
319-330
Ciências da terra em cursos que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637347
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637347
Caroline Bertocco Garcia, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Ricardo Augusto V. Lacerda
331-335
Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637348
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637348
Lucilene de Freitas Baeta, Natália Leite de Morais
336-345
Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637349
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637349
Joselisa Maria Chaves, José Carlos Barreto de Santana, Osmario Rezende Leite, Joil José Celino
346-350
Ensino de geociências: elos entre duas universidades estaduais (Unicamp e UEFS) e uma universidade federal (UFBA) na década de 1990
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637351
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637351
Maria Cristina Motta de Toledo, Carolina Harumi Takayama, Christine Laure Marie Bourotte
351-356
Intemperismo simulado em animação gráfica
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637352
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637352
Natalina Sicca, Pedro Gonçalves, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Maurílio Alves, Maria Bernardete de Siqueira Canesin, Maria José dos Santos, Mirian de La Corte, Reino Figueiredo
357-367
Interfaces currículo do ensino médio e geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637353
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637353
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
368-377
Contribuições do ensino de geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637354
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637354
Francisco de Assis Matos de Abreu, José Fernando Pina Assis, Jamylle Trindade de Matos, Leticia Briglia Ramos Arantes, Eliã Jéssica Oliveira Silva
378-382
Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637355
Renata Correia Costa, Alfredo Borges de Campos, Cleonice Rocha
383-393
Notas preliminares sobre o potencial de uso da experimentação no ensino de geociências na educação básica
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637357
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637357
Karina da Costa Sousa, Denise de La Corte Bacci
394-406
Percepção de alunos de engenharia ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637358
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637358
Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Wolney Lobato, Fernando Costa Amaral, Isabela Moreira
407-424
Proposta de conteúdos alternativos e atividades para abordagem do tema água no ensino médio
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637359
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637359
Camila Moreno de Lima Silva, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
425-435
Aspectos do projeto político pedagógico do Movimento Escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637360
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637360
Jorge Bonito, Dorinda Rebelo, Margarida Morgado, Conceição Gomes, Celeste Coelho, António Soares de Andrade, Luís Marques
436-454
Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em ciências da terra
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637362
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637362
Diego Arias Regalía, Leonor Bonan
455-460
Relevamiento de los contenidos curriculares de ciencias de la tierra en la formación de profesores de primaria de la ciudad de Buenos Aires
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637363
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637363
Joselisa Maria Chaves, Fábio Gonçalves da Silva, Ana Paula Amorim Ramos, Karla Christiane Ribeiro Tanan
461-465
Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637364
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637364
Vlander Verdade Signoretti, Celso Dal Ré Carneiro
466-473
As geociências e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na interface ensinar-aprender
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637365
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637365

Sínteses

Rualdo Menegat, Celson Dal Ré Carneiro
474-476
Síntese das decisões do XIV Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637366
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637366