Banner Portal
v. 27 (2019): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Artigo

Isabel Velez, Maria de Lurdes Serrazina , João Pedro Mendes da Ponte
e019022
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3º ano
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8650678
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8650678
Juliana de Fatima Holm Brim, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki
e019023
O ensino de funções polinomiais do 2º grau em uma perspectiva inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8652522
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8652522
Rafael Montoito, Diogo Franco Rios
e019024
Manchas de tinta no papel: a literatura como fonte histórica
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654788
PORTUGUÊS INGLÊS (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654788
Mariana Lima Duro, Beatriz Vargas Dorneles
e019025
O que as pesquisas em educação matemática apontam sobre estimativas numéricas de crianças?
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8652389
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8652389
Fabio Lennon Marchon, Maria Cecília Fantinato
e019026
Aspectos poéticos e retóricos na composição do enredo da narrativa histórica da Etnomatemática
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8655367
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8655367
Waléria Adriana Gonçalez Cecílio
e019027
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960)
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654902
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654902
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Jader Otavio Dalto
e019029
Professoras dos anos iniciais em uma experiência com modelagem matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8651829
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8651829
Jackelyne de Souza Medrado, Roberto Nardi, Marisa da Silva Dias
e019030
Sentidos atribuídos à Educação de Jovens e Adultos por licenciandos em Matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8655005
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8655005
Hallayne Nadal Borboza Rocha, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Lucia Panossian
e019031
Atividade prática como componente curricular: leituras e interpretações da legislação
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654720
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654720
Fabiane Mondini, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
e019032
Uma interpretação analítica da organização escolar da Matemática durante a Primeira República Brasileira
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654721
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654721

Resenha

Eliete Grasiela Both, Leoni Malinoski Fillos, Lidiane Tania Ronsoni Maier, Hannah Dora de Garcia e Lacerda
e019028
Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654465
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654465

Dossiê - Impressos para o ensino ou textos de referência e História da Educação Matemática: leituras e interpretações

Elisabete Zardo Búrigo
e019001
Exposé moderne des mathématiques élémentaires: quando uma obra precede sua autora
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654365
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654365
Bruna Camila Both Miranda, Antonio Vicente Marafioti Garnica
e019002
Por um novo modelo de professor: os livros publicados pela Cades
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654273
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654273
Kelly Maria de C. Fornero A. L. Melillo, Maria Laura Magalhães Gomes
e019003
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997)
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654121
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654121
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa de Morais
e019004
Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654231
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654231
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Maria Laura Magalhães Gomes
e019005
Escritos e testemunhos na cultura acadêmica de um curso de Matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654227
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654227
Brian Diniz Amorim, Maria Laura Magalhães Gomes
e019006
Três movimentos metodológicos para o estudo da Biblioteca Pessoal Alda Lodi
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654185
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654185
Flávia Aparecida Britto, Maria Laura Magalhães Gomes
e019007
História da educação Matemática na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1971)
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8653725
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8653725
Flávia dos Santos Soares
e019008
A aritmética da “Nova escola para ler, escrever e contar”
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8653896
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8653896
Rosemeiry Castro Prado, Antonio Vicente Marafioti Garnica
e019009
Dos materiais didáticos produzidos nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654047
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654047
Rogerio dos Santos Carneiro, Lucia Maria Aversa Villela
e019010
O método intuitivo na arithmetica primaria de Trajano
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654072
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654072
Circe Mary Silva da Silva, Maria Célia Leme da Silva
e019011
Observação e experiência como fio condutor da geometria de Heitor Lyra da Silva
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654092
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654092
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
e019012
O ensino de aritmética em manuais pedagógicos: princípios vulgarizados na Escola Nova
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654263
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654263
Alexsandra Camara
e019013
A obra O Discipulo Parisiense: uma apropriação criativa para a matéria de Desenho
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654264
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654264
Thiago Pedro Pinto
e019014
Radioaulas do Projeto Minerva: produção de leituras
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654281
PORTUGUÊS INGLÊS (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654281
Mirian Maria Andrade, Fernando Paulino de Cerqueira Netto
e019015
Hermenêutica de profundidade: um referencial, dois ensaios e alguns apontamentos
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654109
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654109
Rosiane Morais Santos Feitosa, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
e019016
Miguel Maria Jardim: a constituição da trajetória de um professor-autor
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654287
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654287
Heloisa da Silva, Camila Libanori Bernardino
e019017
À elite, uma terceira natureza de números na Coleção Matemática 2º Ciclo
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654316
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654316
Viviane Barros Maciel
e019018
Um “cálculo para ensinar” no compendio de pedagogia de Braulio Cordeiro (1874)
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654268
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654268
Danilo Pires de Azevedo, Maria Ednéia Martins-Salandim
e019019
Livros didáticos de Matemática da EJA: uma análise com hermenêutica de profundidade
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654289
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654289
Maria Cristina Araújo de Oliveira
e019020
Elementos de profissionalidade em livros de desenho linear do século XIX
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654266
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654266
Fernando Guedes Cury
e019021
Análise de um livro didático de geometria plana apoiada na hermenêutica de profundidade
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654251
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654251

Pareceristas Ad hoc

Dario Fiorentini, Bruno Alves Dassie
1-2
Lista de Pareceristas Ad-Hoc
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8658357
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8658357