Banner Portal
Internacionalización de la educación superior
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))
ESPANHOL (Português (Brasil))

Palabras clave

Educación
Educación universitaria
Editorial

Cómo citar

ALMEIDA , Maria de Lourdes Pinto de; SANTOS FILHO, José Camilo dos. Internacionalización de la educación superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021046, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8666525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666525. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumen

Es un gran placer presentarles el volumen 07 (siete) de nuestra Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, año 2021. En este volumen tenemos un total de 45 publicaciones, 25 (veinticinco) artículos, 07 (siete) informes de investigación, 08 (ocho) informes de experiencia, 04 (cuatro) reseñas y 1 (una) entrevista. Realizaremos una breve presentación de cada texto para que el lector pueda tener consciencia del objetivo propuesto por el autor en cada discusión presentada en este volumen.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8666525
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))
ESPANHOL (Português (Brasil))

Citas

ALVES, D. C.; SAMPAIO, A. V. O. . Formação de identidade docente, representações socioespaciais e autonomia universitária: o complexo caso de uma universidade pública mineira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021017, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655702. Acesso em: 3 abr. 2021.

ARAÚJO, G. . C. de; AIRES, H. Q. P.; GOMES, D. A. Desafios e perspectivas para a formação docente na Licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música no contexto norte do Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021039, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658006. Acesso em: 3 abr. 2021.

ARAÚJO, R. S. de .; MESQUITA, E. J. A. . A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021041, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659964. Acesso em: 3 abr. 2021.

BECHI, D. A Formação da subjetividade empresarial e a implementação da cultura performativa na educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658347. Acesso em: 3 abr. 2021.

CASTRO, F. C. de; FIORENTINI, D. Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização: estudo comparativo Brasil-Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021030, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658542. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658542. Acesso em: 3 abr. 2021.

CHAVES, M. J. C.; OLIVEIRA, M.-E. B. de . Sentidos e significados dos processos formativos do enfermeiro-professor: um estado da arte (2010-2019). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021029, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660128. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660128. Acesso em: 3 abr. 2021.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021001, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8654622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654622. Acesso em: 3 abr. 2021.

COSTA, F. R. da S.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro .; FREIRE, L. . I. F. A trajetória dos agentes sociais no ensino superior do estado do Paraná. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021014, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658762. Acesso em: 3 abr. 2021.

DIAS, M. Ávila; CORDEIRO, D. S. Modelos internacionais de educação superior e a universidade atual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021002, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655811. Acesso em: 4 abr. 2021.

DOMINGOS, R.; COSTA, N.; OLIVEIRA, D. Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola: instrumento de análise e sua validação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021020, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659031. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659031. Acesso em: 3 abr. 2021.

DORNELLES, M.; CRISPIM, S. F. Inteligência emocional de professores universitários: um estudo comparativo entre ensino público e privado no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021016, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657189. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657189. Acesso em: 3 abr. 2021.

FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. . Adaptação acadêmica de estudantes do 1º ano: promovendo o sucesso e a permanência na Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021024, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659797. Acesso em: 3 abr. 2021.

FERRARO, J. L. S.; MCDONALD, C.; SMITH , P. . Connecting museums: museus de ciências como hubs de internacionalização no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021009, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658203. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658203. Acesso em: 4 abr. 2021.

GUIMARÃES, T. . S. .; MASSENA, E. P. .; SIQUEIRA, M. R. da P. . Percepções de formadores de professores sobre as suas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021021, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657945. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657945. Acesso em: 3 abr. 2021.

KAVALEK, D. S.; MUSCARDI, D. C. A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021007, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657368. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657368. Acesso em: 3 abr. 2021.

KOGLIN, G.; ARALDI, M. O.; FELICETTI, V. L. Estudantes universitários e as percepções de seus estilos de aprendizagem . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021028, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660214. Acesso em: 3 abr. 2021.

LEAL, F. G. Para além do discurso dominante sobre a internacionalização da educação superior: entrevista com Dr.a Chrystal George Mwangi, professora associada da faculdade de educação da universidade de Massachusetts Amherst. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021035, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660900. Acesso em: 4 abr. 2021.

LEAL, L. de J.; MALAVÉ, L. R.; SANDOVAL, M. C. P. La dirigencia estudiantil universitaria en Venezuela: algunos apuntes sobre la libertad y las protestas de 2007 y 2014. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021005, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8653730. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653730. Acesso em: 3 abr. 2021.

LEE, R. T.; CALDERÓN, A.-I. O desafio de estabelecer universidade de classe mundial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021006, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655153. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655153. Acesso em: 4 abr. 2021.

LEITE LESSA ARAUJO, A. F.; CRISTINA RIBEIRO, M.; DIAS VANDERLEI, A. Automedicação de psicofármacos entre estudantes universitários de odontologia e medicina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021037, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659934. Acesso em: 3 abr. 2021.

LESNIESKI, M. S. .; TREVISOL, M. G. Estado do conhecimento da educação superior no Brasil: temas e questões (2017-2020). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021043, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665113. Acesso em: 3 abr. 2021.

LIMA, J. H. de .; LOPES, D. A. Uso de jogo educacional na engenharia civil : tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo "dimensione". Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021008, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656853. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656853. Acesso em: 3 abr. 2021.

MACHADO, J. P.; ZANELLA, A. V. (In)visibilizados e (in)dizíveis da/na vida estudantil na univers/cidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021034, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660434. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660434. Acesso em: 3 abr. 2021.

MACHADO, M. R.; MORAES, M. C. B. Política externa brasileira, cooperação sul-sul e ensino superior brasileiro . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021042, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659233. Acesso em: 3 abr. 2021.

MARTINS, P. C. P.; MACHADO, P. G. B.; VOSGERAU , D. S. A. R. . Engajamento em estudantes universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021038, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660084. Acesso em: 3 abr. 2021.

MAZZARI, A. S.; FALCÃO, N. M. .; CARRASCO , R. F. . Políticas de acesso a educação superior: uma análise no instituto de ciências exatas e tecnologia / Universidade Federal do Amazonas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021025, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659088. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659088. Acesso em: 3 abr. 2021.

MENDONÇA, F. V. K. M. .; DINIZ , M. .; MAIA , M. R. Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021027, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659104. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659104. Acesso em: 3 abr. 2021.

NEZ, E. Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. 021023, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658268. Acesso em: 4 abr. 2021.

NOGUEIRA , F.; SANTOS, P. K. dos . Guia para Internacionalização Universitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021040, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658699. Acesso em: 4 abr. 2021.

PARDIM, V. I.; PINOCHET, L. H. C. .; SOUZA, C. A. de . A influência dos fatores que estimulam os estudantes universitários em relação à atitude frente ao uso da abordagem do Blended Learning. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021018, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658801. Acesso em: 3 abr. 2021.

PEREIRA, M. V. M. . Das relações entre o currículo prescrito e o currículo avaliado: reflexões sobre a formação do professor de música no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021036, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659190. Acesso em: 3 abr. 2021.

PERETTI, E. de M.; YARED, Y. B. .; BITENCOURT, R. M. de . Metodologias inovadoras no ensino de ciências: relato de experiência sobre a criação de um jogo de cartas como abordagem colaborativa . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021012, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656594. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656594. Acesso em: 4 abr. 2021.

PINTO, M. M.; ROCHA, T. C. da. Internacionalização da educação superior : o caso da Universidade da Região de Joinville - Univille. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021003, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655946. Acesso em: 3 abr. 2021.

QUINTANILHA, L. F.; FARIAS, C. . S. da S. .; ANDRADE, B. . B. . Formação e envolvimento pedagógico entre docentes do ensino superior em saúde: uma análise dos cursos médicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021026, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659850. Acesso em: 3 abr. 2021.

ROCHA, L. C.; STALLIVIERI, L. A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021033, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660540. Acesso em: 3 abr. 2021.

ROSA, C. C. B. de B. da; MARTINS, S. A. Políticas públicas de cotas para ingresso no ensino superior : caso da UTFPR-câmpus de Francisco Beltrão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. 021022, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658414. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658414. Acesso em: 3 abr. 2021.

RUAS, C. M.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Percepções dos discentes do curso de fármacia de uma instituição de ensino superior : uma autoavaliação sobre a saúde individual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021013, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655138. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655138. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; FARGONI, E. H. E. . Globalización financiera, dependencia y cambios institucionales: notas económicas y políticas sobre las reformas en el Brasil actual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021032, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660381. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660381. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA, F. G. O. da .; MAIO, E. R. . Gabrielly, diferenças e educação das trans no Oeste Paulista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021031, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660491. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660491. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA, J. M. Dimensões práticas e teóricas na formação inicial de professores(as) de história: uma experiência à luz da teoria da atividade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021010, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658160. Acesso em: 4 abr. 2021.

SOUZA, F. M. de; SANFELICE, G. R. .; ZUCCHETTI, D. T. O processo de inclusão de alunos com deficiência: ações elaboradas pela universidade . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021019, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657649. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657649. Acesso em: 3 abr. 2021.

SOUZA, L. S. de .; SANTOS, D. A. do N. dos; MURGO, C. S. Metodologias ativas na educação superior brasileira em saúde: uma revisão integrativa frente ao paradigma da prática baseada em evidências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021015, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656540. Acesso em: 3 abr. 2021.

SOUZA, S. T. de. O trabalho de conclusão de curso e as diretrizes curriculares: a experiência do curso de pedagogia (UFU-Campus do Pontal). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021011, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658272. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658272. Acesso em: 4 abr. 2021.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2020 Revista Internacional de Educação Superior

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.