Banner Portal
Internacionalização da educação superior
PORTUGUÊS
ENGLISH
ESPANHOL

Palavras-chave

Eduacação
Educação superior
Editorial

Como Citar

ALMEIDA , Maria de Lourdes Pinto de; SANTOS FILHO, José Camilo dos. Internacionalização da educação superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021046, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8666525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8666525. Acesso em: 26 jul. 2024.

Resumo

É com muito prazer que apresentamos o volume 07 (sete) da nossa Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, ano de 2021. Neste volume temos um total de 45 publicações, sendo 25 (vinte e cinco) artigos, 07 (sete) relatos de pesquisas, 08 (oito) relatos de experiência, 04 (quatro) resenhas e 1 (uma) entrevista. Faremos uma breve apresentação de cada texto para que o leitor possa ter conhecimento do objetivo proposto pelo autor em cada discussão apresentada neste volume.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8666525
PORTUGUÊS
ENGLISH
ESPANHOL

Referências

ALVES, D. C.; SAMPAIO, A. V. O. . Formação de identidade docente, representações socioespaciais e autonomia universitária: o complexo caso de uma universidade pública mineira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021017, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655702. Acesso em: 3 abr. 2021.

ARAÚJO, G. . C. de; AIRES, H. Q. P.; GOMES, D. A. Desafios e perspectivas para a formação docente na Licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música no contexto norte do Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021039, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658006. Acesso em: 3 abr. 2021.

ARAÚJO, R. S. de .; MESQUITA, E. J. A. . A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021041, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659964. Acesso em: 3 abr. 2021.

BECHI, D. A Formação da subjetividade empresarial e a implementação da cultura performativa na educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658347. Acesso em: 3 abr. 2021.

CASTRO, F. C. de; FIORENTINI, D. Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização: estudo comparativo Brasil-Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021030, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658542. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658542. Acesso em: 3 abr. 2021.

CHAVES, M. J. C.; OLIVEIRA, M.-E. B. de . Sentidos e significados dos processos formativos do enfermeiro-professor: um estado da arte (2010-2019). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021029, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660128. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660128. Acesso em: 3 abr. 2021.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021001, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8654622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654622. Acesso em: 3 abr. 2021.

COSTA, F. R. da S.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro .; FREIRE, L. . I. F. A trajetória dos agentes sociais no ensino superior do estado do Paraná. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021014, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658762. Acesso em: 3 abr. 2021.

DIAS, M. Ávila; CORDEIRO, D. S. Modelos internacionais de educação superior e a universidade atual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021002, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655811. Acesso em: 4 abr. 2021.

DOMINGOS, R.; COSTA, N.; OLIVEIRA, D. Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola: instrumento de análise e sua validação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021020, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659031. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659031. Acesso em: 3 abr. 2021.

DORNELLES, M.; CRISPIM, S. F. Inteligência emocional de professores universitários: um estudo comparativo entre ensino público e privado no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021016, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657189. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657189. Acesso em: 3 abr. 2021.

FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. . Adaptação acadêmica de estudantes do 1º ano: promovendo o sucesso e a permanência na Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021024, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659797. Acesso em: 3 abr. 2021.

FERRARO, J. L. S.; MCDONALD, C.; SMITH , P. . Connecting museums: museus de ciências como hubs de internacionalização no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021009, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658203. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658203. Acesso em: 4 abr. 2021.

GUIMARÃES, T. . S. .; MASSENA, E. P. .; SIQUEIRA, M. R. da P. . Percepções de formadores de professores sobre as suas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021021, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657945. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657945. Acesso em: 3 abr. 2021.

KAVALEK, D. S.; MUSCARDI, D. C. A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021007, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657368. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657368. Acesso em: 3 abr. 2021.

KOGLIN, G.; ARALDI, M. O.; FELICETTI, V. L. Estudantes universitários e as percepções de seus estilos de aprendizagem . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021028, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660214. Acesso em: 3 abr. 2021.

LEAL, F. G. Para além do discurso dominante sobre a internacionalização da educação superior: entrevista com Dr.a Chrystal George Mwangi, professora associada da faculdade de educação da universidade de Massachusetts Amherst. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021035, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660900. Acesso em: 4 abr. 2021.

LEAL, L. de J.; MALAVÉ, L. R.; SANDOVAL, M. C. P. La dirigencia estudiantil universitaria en Venezuela: algunos apuntes sobre la libertad y las protestas de 2007 y 2014. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021005, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8653730. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653730. Acesso em: 3 abr. 2021.

LEE, R. T.; CALDERÓN, A.-I. O desafio de estabelecer universidade de classe mundial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021006, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655153. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655153. Acesso em: 4 abr. 2021.

LEITE LESSA ARAUJO, A. F.; CRISTINA RIBEIRO, M.; DIAS VANDERLEI, A. Automedicação de psicofármacos entre estudantes universitários de odontologia e medicina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021037, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659934. Acesso em: 3 abr. 2021.

LESNIESKI, M. S. .; TREVISOL, M. G. Estado do conhecimento da educação superior no Brasil: temas e questões (2017-2020). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021043, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665113. Acesso em: 3 abr. 2021.

LIMA, J. H. de .; LOPES, D. A. Uso de jogo educacional na engenharia civil : tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo "dimensione". Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021008, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656853. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656853. Acesso em: 3 abr. 2021.

MACHADO, J. P.; ZANELLA, A. V. (In)visibilizados e (in)dizíveis da/na vida estudantil na univers/cidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021034, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660434. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660434. Acesso em: 3 abr. 2021.

MACHADO, M. R.; MORAES, M. C. B. Política externa brasileira, cooperação sul-sul e ensino superior brasileiro . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021042, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659233. Acesso em: 3 abr. 2021.

MARTINS, P. C. P.; MACHADO, P. G. B.; VOSGERAU , D. S. A. R. . Engajamento em estudantes universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021038, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660084. Acesso em: 3 abr. 2021.

MAZZARI, A. S.; FALCÃO, N. M. .; CARRASCO , R. F. . Políticas de acesso a educação superior: uma análise no instituto de ciências exatas e tecnologia / Universidade Federal do Amazonas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021025, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659088. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659088. Acesso em: 3 abr. 2021.

MENDONÇA, F. V. K. M. .; DINIZ , M. .; MAIA , M. R. Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021027, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659104. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659104. Acesso em: 3 abr. 2021.

NEZ, E. Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. 021023, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658268. Acesso em: 4 abr. 2021.

NOGUEIRA , F.; SANTOS, P. K. dos . Guia para Internacionalização Universitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021040, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658699. Acesso em: 4 abr. 2021.

PARDIM, V. I.; PINOCHET, L. H. C. .; SOUZA, C. A. de . A influência dos fatores que estimulam os estudantes universitários em relação à atitude frente ao uso da abordagem do Blended Learning. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021018, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658801. Acesso em: 3 abr. 2021.

PEREIRA, M. V. M. . Das relações entre o currículo prescrito e o currículo avaliado: reflexões sobre a formação do professor de música no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021036, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659190. Acesso em: 3 abr. 2021.

PERETTI, E. de M.; YARED, Y. B. .; BITENCOURT, R. M. de . Metodologias inovadoras no ensino de ciências: relato de experiência sobre a criação de um jogo de cartas como abordagem colaborativa . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021012, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656594. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656594. Acesso em: 4 abr. 2021.

PINTO, M. M.; ROCHA, T. C. da. Internacionalização da educação superior : o caso da Universidade da Região de Joinville - Univille. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021003, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655946. Acesso em: 3 abr. 2021.

QUINTANILHA, L. F.; FARIAS, C. . S. da S. .; ANDRADE, B. . B. . Formação e envolvimento pedagógico entre docentes do ensino superior em saúde: uma análise dos cursos médicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021026, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659850. Acesso em: 3 abr. 2021.

ROCHA, L. C.; STALLIVIERI, L. A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021033, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660540. Acesso em: 3 abr. 2021.

ROSA, C. C. B. de B. da; MARTINS, S. A. Políticas públicas de cotas para ingresso no ensino superior : caso da UTFPR-câmpus de Francisco Beltrão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. 021022, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658414. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658414. Acesso em: 3 abr. 2021.

RUAS, C. M.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Percepções dos discentes do curso de fármacia de uma instituição de ensino superior : uma autoavaliação sobre a saúde individual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021013, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8655138. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655138. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; FARGONI, E. H. E. . Globalización financiera, dependencia y cambios institucionales: notas económicas y políticas sobre las reformas en el Brasil actual. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021032, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660381. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660381. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA, F. G. O. da .; MAIO, E. R. . Gabrielly, diferenças e educação das trans no Oeste Paulista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021031, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660491. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660491. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA, J. M. Dimensões práticas e teóricas na formação inicial de professores(as) de história: uma experiência à luz da teoria da atividade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021010, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658160. Acesso em: 4 abr. 2021.

SOUZA, F. M. de; SANFELICE, G. R. .; ZUCCHETTI, D. T. O processo de inclusão de alunos com deficiência: ações elaboradas pela universidade . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021019, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8657649. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657649. Acesso em: 3 abr. 2021.

SOUZA, L. S. de .; SANTOS, D. A. do N. dos; MURGO, C. S. Metodologias ativas na educação superior brasileira em saúde: uma revisão integrativa frente ao paradigma da prática baseada em evidências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021015, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8656540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656540. Acesso em: 3 abr. 2021.

SOUZA, S. T. de. O trabalho de conclusão de curso e as diretrizes curriculares: a experiência do curso de pedagogia (UFU-Campus do Pontal). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021011, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658272. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658272. Acesso em: 4 abr. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.