Banner Portal
v. 30 (2022): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Artigo

Ana Rosa Corica
e022017
Consumo energético: análisis de una situación real para el estudio funcional de la matemática en la escuela secundaria
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8657104
ESPANHOL INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8657104
Robson da Silva Eugênio, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
e022018
Letramento probabilístico de professores de matemática do Ensino Fundamental: reflexões da formação continuada
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661705
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661705
Eduardo Goedert Doná, Alessandro Jacques Ribeiro
e022019
Conhecimento matemático para ensinar álgebra: uma análise curricular na licenciatura em pedagogia
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8668443
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8668443
Maria Aparecida de Jesus Salgado, Ana Leticia Losano
e022020
Comunicação na aula de matemática: revisão da literatura na perspectiva do professor pesquisador
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667863
PORTUGÛES INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667863
Jefferson Tadeu Godoi Pereira, Adair Mendes Nacarato
e022021
Indícios de significação a partir de diferentes sistemas semióticos no pensamento algébrico
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665274
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665274
Priscila Domingues de Azevedo, Klinger Teodoro Ciríaco, Ana Paula Gestoso de Souza, César Donizetti Pereira Leite, Regina Célia Grando Grando, Celi Espasandin Lopes, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
e022022
Do singular ao plural: professoras de infância e suas aprendizagens em educação matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660444
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660444
Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo
e022023
Decorar a tabuada: produção de sujeitos dóceis
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8664318
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8664318
Cleisiane de Sousa Silva, Paulo César Pinheiro
e022024
A matemática dos desenhos geométricos presente na tecelagem artesanal de Resende Costa
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660970
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660970
Anie Masquete Paruta, Virgínia Cardia Cardoso
e022025
O Letramento matemático na BNCC
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660332
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660332
Maria Cristina Oliveira Costa, António Manuel Dias Domingos
e022026
Conhecimento Profissional para ensinar matemática num contexto de educação em STEM
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661697
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661697
Maria Marta da Silva, Bruno Silva Silvestre
e022027
Contribuições formativas da disciplina de História da Matemática desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661340
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661340
Vinícius Sanches Tizzo, Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier, Heloisa da Silva
e022028
(De)formação de professores e o que podem portfólios na produção de diferenças em identidades movediças
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661756
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661756
Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
e022029
Planejar para ensinar e aprender Matemática: abertura de um estudo de aula
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8663821
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8663821
Maria Célia Leme da Silva
e022030
Abandono do ensino de geometria e a matemática moderna: uma revisão histórica
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665149
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665149
José Carlos Pinto Leivas, Carmen Vieira Mathias
e022031
Desatando nós: desenvolvendo a visualização a partir de experimentos com cordas torcidas
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661730
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661730

Dossiê Temático

Denise Medina França, Edilene Simões Costa dos Santos, Wagner Rodrigues Valente
e022016
Apresentação: história do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8670109
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8670109
Viviane Barros Maciel
e022001
Caracterização de uma "tabuada para ensinar"
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667600
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667600
Reginaldo Rodrigues da Costa, Fabiane Aparecida de Almeida Bezerra
e022002
Os saberes matemáticos na formação do professor leigo: o currículo do projeto LOGOS II
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667881
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667881
Wagner Rodrigues Valente, Lauro Igor Metz
e022003
Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667446
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667446
Maria Célia Leme da Silva
e022004
Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667515
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667515
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
e022005
Uma morfologia curricular da aritmética a ensinar nas escolas de aprendizes artífices
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667630
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667630
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Elizaine Vaz Santos
e022006
O currículo de matemática do programa gestão da aprendizagem escolar
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667894
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667894
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
e022007
Compêndios de aritmética escolar no corpus teórico das ciências da educação
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667859
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667859
Denise Medina Franca, Edilene Simões Costa dos Santos
e022008
Blocos lógicos em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980)
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667882
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667882
Luiz Henrique Ferraz Pereira, Luís Gabriel Favaretto Matté, Paola do Prado
e022009
A matemática na formação da professora primária na escola complementar de Passo Fundo – RS
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667872
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667872
Andréa Morais de Menezes, Marcelo Bezerra de Morais
e022010
Formação docente e ensino de matemática: uma história do curso de Pedagogia da FE/UERN
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667891
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667891
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias, Maria Cecília Soares de Morais Monteiro, Mária Cristina Ribeiro Correia de Almeida
e022011
Os números racionais no ensino primário em Portugal (1930-1974)
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667892
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667892
Thaís Santana Araújo dos Santos, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo
e022012
Relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em matemática das IES baianas
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667622
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667622
Deise Aparecida Peralta
e022013
Nísia Floresta: uma voz por reconhecimento das mulheres na história do currículo
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667895
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667895
Mariana Lima Vilela, Filipe Santos Fernandes
e022014
Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 – 1987)
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
Hairley Figueira Mesquita, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
e022015
A rubrica álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927)
https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667877
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667877