Banner Portal
v. 7 (2021): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Imagem autorizada da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

Editorial

Maria de Lourdes Pinto de Almeida , José Camilo dos Santos Filho
e021046
Internacionalização da educação superior
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8666525
PORTUGUÊS ENGLISH ESPANHOL
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8666525

Artigos

Fabiane Aparecida Santos Clemente, Marilia Costa Morosini
e021001
Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622
Marialva Moog Pinto, Thais Cristina da Rocha
e021003
Internacionalização da educação superior : o caso da Universidade da Região de Joinville - Univille
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655946
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655946
Linoel de Jesus Leal, Ligia Rosa Malavé, María Cristina Parra Sandoval
e021005
La dirigencia estudiantil universitaria en Venezuela: algunos apuntes sobre la libertad y las protestas de 2007 y 2014
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8653730
ESPANHOL ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8653730
Cristina Mariano Ruas, Edmilson Antonio Pereira Junior
e021013
Percepções dos discentes do curso de fármacia de uma instituição de ensino superior : uma autoavaliação sobre a saúde individual
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655138
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655138
Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Álvaro Lorencini Júnior, Leila Inês Follmann Freire
e021014
A trajetória dos agentes sociais no ensino superior do estado do Paraná
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658762
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658762
Daniel Cardoso Alves, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
e021017
Formação de identidade docente, representações socioespaciais e autonomia universitária: o complexo caso de uma universidade pública mineira
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655702
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655702
Francieli Machado de Souza, Gustavo Roese Sanfelice, Dinora Tereza Zucchetti
e021019
O processo de inclusão de alunos com deficiência: ações elaboradas pela universidade
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657649
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657649
Rangel Domingos, Nilza Costa, Diana Oliveira
e021020
Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola: instrumento de análise e sua validação
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659031
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659031
Claudia Cristina Borba de Barros da Rosa, Suely Aparecida Martins
021022
Políticas públicas de cotas para ingresso no ensino superior : caso da UTFPR-câmpus de Francisco Beltrão
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658414
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658414
Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Leandro S. Almeida
e021024
Adaptação acadêmica de estudantes do 1º ano: promovendo o sucesso e a permanência na Universidade
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659797
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659797
Alan Sérgio Mazzari, Nádia Maciel Falcão, Ramon Fica Carrasco
e021025
Políticas de acesso a educação superior: uma análise no instituto de ciências exatas e tecnologia / Universidade Federal do Amazonas
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659088
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659088
Luiz Fernando Quintanilha, Cassiana Santos da Silva Farias, Bruno Bezerril Andrade
e021026
Formação e envolvimento pedagógico entre docentes do ensino superior em saúde: uma análise dos cursos médicos
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659850
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659850
Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, Margareth Diniz , Marta Regina Maia
e021027
Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659104
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659104
Gabriela Koglin, Marina Ortolan Araldi, Vera Lúcia Felicetti
e021028
Estudantes universitários e as percepções de seus estilos de aprendizagem
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660214
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660214
Márcia Jaínne Campelo Chaves, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
e021029
Sentidos e significados dos processos formativos do enfermeiro-professor: um estado da arte (2010-2019)
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660128
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660128
Franciana Carneiro de Castro, Dario Fiorentini
e021030
Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização: estudo comparativo Brasil-Portugal
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658542
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658542
Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Eliane Rose Maio
e021031
Gabrielly, diferenças e educação das trans no Oeste Paulista
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660491
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660491
João dos Reis Silva Júnior, Everton Henrique Eleutério Fargoni
e021032
Globalización financiera, dependencia y cambios institucionales: notas económicas y políticas sobre las reformas en el Brasil actual
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660381
ESPANHOL ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660381
Leandro Cunha Rocha, Luciane Stallivieri
e021033
A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660540
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660540
Jardel Pelissari Machado, Andrea Vieira Zanella
e021034
(In)visibilizados e (in)dizíveis da/na vida estudantil na univers/cidade
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660434
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660434
Marcus Vinícius Medeiros Pereira
e021036
Das relações entre o currículo prescrito e o currículo avaliado: reflexões sobre a formação do professor de música no Brasil
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659190
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659190
Gustavo Cunha de Araújo, Helena Quirino Porto Aires; Darlene Araújo Gomes (Resenhista)
e021039
Desafios e perspectivas para a formação docente na licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música no contexto norte do Brasil
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658006
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658006
Rhoberta Santana de Araújo, Edineide Jezine
e021041
A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659964
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659964
Marília Ribas Machado, Mario Cesar Barreto Moraes
e021042
Política externa brasileira, cooperação sul-sul e ensino superior brasileiro
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659233
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659233
Diego Bechi
e021044
A formação da subjetividade empresarial e a implementação da cultura performativa na educação
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658347
ENGLISH PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658347

Pesquisas

Leonardo Santos de Souza, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Camélia Santina Murgo
e021015
Metodologias ativas na educação superior brasileira em saúde: uma revisão integrativa frente ao paradigma da prática baseada em evidências
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656540
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656540
Marcos Dornelles, Sergio Feliciano Crispim
e021016
Inteligência emocional de professores universitários: um estudo comparativo entre ensino público e privado no Brasil
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657189
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657189
Vanessa Itacaramby Pardim, Luis Hernan Contreras Pinochet, Cesar Alexandre de Souza
e021018
A influência dos fatores que estimulam os estudantes universitários em relação à atitude frente ao uso da abordagem do Blended Learning
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658801
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658801
Thiago Santos Guimarães, Elisa Prestes Massena, Maxwell Roger da Purificação Siqueira
e021021
Percepções de formadores de professores sobre as suas práticas pedagógicas
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657945
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657945
Aida Felisbela Leite Lessa Araujo, Mara Cristina Ribeiro, Aleska Dias Vanderlei
e021037
Automedicação de psicofármacos entre estudantes universitários de odontologia e medicina
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659934
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659934
Paulo Cesar Porto Martins, Pedro Guilherme Basso Machado, Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau
e021038
Engajamento em estudantes universitários
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660084
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660084
Marlon Sandro Lesnieski; Márcio Giusti Trevisol
e021043
Estado do conhecimento da educação superior no Brasil: temas e questões (2017-2020)
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8665113
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8665113

Relato de experiências

Paula Simone Busko
e021004
O ensino das tecnologias sociais: um relato de experiência sobre práticas freireanas aplicadas na educação CTS
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654349
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654349
Marieli Marques
e021004
O uso de diferentes estratégias em aulas de química para o ensino superior
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659572
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659572
Débora Schmitt Kavalek, Dalana Campos Muscardi
e021007
A abordagem das Leis de Mendel numa perspectiva histórico-filosófica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657368
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8657368
Jessica Helena de Lima, Danielly Amatte Lopes
e021008
Uso de jogo educacional na engenharia civil : tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo "dimensione"
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656853
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656853
José Luís Schifino Ferraro, Caroline McDonald, Paul Smith
e021009
Connecting museums: museus de ciências como hubs de internacionalização no ensino superior
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658203
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658203
Joelci Mora Silva
e021010
Dimensões práticas e teóricas na formação inicial de professores(as) de história : uma experiência à luz da teoria da atividade
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658160
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658160
Sauloéber Társio de Souza
e021011
O trabalho de conclusão de curso e as diretrizes curriculares : a experiência do curso de pedagogia (UFU-Campus do Pontal)
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658272
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658272
Eduardo de Medeiros Peretti, Yalin Brizola Yared, Rafael Mariano de Bitencourt
e021012
Metodologias inovadoras no ensino de ciências: relato de experiência sobre a criação de um jogo de cartas como abordagem colaborativa
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656594
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8656594
Marina Ribeiro Viana, Débora de Gois Santos, Carlos Alberto Vasconcelos
e021045
Jogo didático no ensino de conceitos lean na disciplina de administração de obras: relato de experiência
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660257
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660257

Resenhas

Marian Ávila Dias, Denilson Soares Cordeiro (Resenhista)
e021002
Modelos internacionais de educação superior e a universidade atual
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655811
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655811
Rosemary Theodoro Lee, Adolfo-Ignacio Calderón (Resenhista)
e021006
O desafio de estabelecer universidade de classe mundial
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655153
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8655153
Egeslaine Nez
021023
Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658268
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658268
Fernanda Nogueira , Pricila Kohls dos Santos
e021040
Guia para internacionalização universitária
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658699
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658699

Entrevista

Fernanda Geremias Leal
e021035
Para além do discurso dominante sobre a internacionalização da educação superior: entrevista com Dr.a Chrystal George Mwangi, professora associada da faculdade de educação da universidade de Massachusetts Amherst
https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660900
PORTUGUÊS ENGLISH
DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660900