Banner Portal
Internacionalización de la educación superior
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Palabras clave

Educación
Educación superior

Cómo citar

ALMEIDA , Maria de Lourdes Pinto de; SANTOS FILHO, José Camilo dos; BITTENCOURT , Charlene. Internacionalización de la educación superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022047, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8670350. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670350. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Es con gran placer que presentamos el volumen 08 (ocho) de nuestra Revista Internacional de Educación Superior - RIESup, año 2022. En este volumen contamos con un total de 45 publicaciones, de las cuales: 09 (nueve) artículos del dossier temático, 21 (diecinueve) artículos, 04 (cuatro) relatos de investigación, 06 (seis) relatos de experiencia, 03 (tres) reseñas y 02 (dos) ensayos. Haremos una breve presentación de cada texto para que el lector pueda tener conocimiento del objetivo propuesto por el autor en cada discusión presentada en este volumen.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8670350
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Citas

ALVES, J.; SILVA, L. T. .; LOPES, F. M. . Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação dos conhecimentos e atitudes educacionais de farmacêuticos docentes frente aos serviços clínicos realizados por farmacêuticos . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022037, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8657604. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657604. Acesso em: 2 jun. 2022.

ASTUDILLO, M.; LEGUÍZAMO-LEÓN, A. V. .; CALLEJA, E. . G. . Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022008, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659282. Acesso em: 2 jun. 2022.

BACKES, L.; VAZ, D.; OLIVEIRA, G. D. B. de. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências: educação superior . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022025, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997. Acesso em: 3 jun. 2022.

BARBOSA, E. da S. .; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Estudos sobre a formação da enfermeira para o cuidado : o estado da questão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022018, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660420. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660420. Acesso em: 3 jun. 2022.

BARBOSA, P. L. S.; SILVA, R. da; FREITAS, M. de L. Banco de questões do Instituto Federal do Ceará: um sistema web para auxiliar o processo de avaliação do estudante no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022006, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8657696. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657696. Acesso em: 3 jun. 2022.

BITTENCOURT, Z. A.; PEREIRA, T. I. Educação superior em contexto emergente: a democratização da universidade brasileira em debate. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022021, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665194. Acesso em: 2 jun. 2022.

BOLZAN, D. P. V.; CUNHA, M. I. da; POWACZUK , A. C. H. Docências e movimentos formativos: desafios e tensões nas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022032, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663812. Acesso em: 2 jun. 2022.

CARDOSO, D. E. C. .; ENS, R. T. Ações afirmativas e desafios na formação inicial de professores (BNC-formação). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022044, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8667855. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8667855. Acesso em: 13 jun. 2022.

CARRASCO, L. B. Z. .; AZEVEDO, M. A. R. de. A ação profissional do assessor pedagógico universitário (APU): diálogos acerca de sua trajetória no Brasil, Argentina e Uruguai . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022038, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663729. Acesso em: 3 jun. 2022.

CHAVES, V. L. J.; ARAUJO, R. S. D. A ofensiva neoconservadora contra as universidades federais no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022045, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8669158. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669158. Acesso em: 6 jun. 2022.

CONTE, E.; GUTIERRE, L. dos S. . Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022002, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8656631. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 3 jun. 2022.

CORTE, M. G. D. .; MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. Internacionalização da educação superior na perspectiva sul-sul: movimentos e contextos emergentes em tempos pandêmicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022035, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663797. Acesso em: 2 jun. 2022.

COX, K. K. .; DE-BORTOLI, R. Alternativas para implementação de certificação do processo acadêmico das IESs . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661211. Acesso em: 3 jun. 2022.

CRUZ, V. X. de A.; EICHLER, M. O programa Ciência sem Fronteiras nas atas dos conselhos superiores da Capes: desenvolvimento e suspensão da política pública de mobilidade estudantil na graduação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659242. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659242. Acesso em: 3 jun. 2022.

EVANGELISTA, T. da S.; OLIVEIRA, L.; SALES, A. B. de . Aprendo, aplicativo de celular para melhorar a aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022011, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658629. Acesso em: 3 jun. 2022.

FÁVERO, A. A.; OLIVEIRA, J. C.; FARIA, T. L. de. Crítica as “medições” em educação à luz da teoria das capacidades: a meritocracia que reforça a desigualdade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022024, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665579. Acesso em: 3 jun. 2022.

FERREIRA JÚNIOR, M. P. .; SILVA FILHO, S. A. da; ANGELO, R. di C. de O. Suporte básico de vida como disciplina obrigatória nos cursos de graduação em saúde: análise curricular. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022023, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659891. Acesso em: 3 jun. 2022.

FERREIRA, T. F. . .; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. .; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Andragogia no ensino superior: a percepção de professores de licenciaturas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022029, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661980. Acesso em: 3 jun. 2022.

FIORIN, B. P. A.; PAVÃO, S. M. de O. Ações direcionadas à permanência do estudante universitário: um olhar a partir de três instituições do Rio Grande do Sul. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022017, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660398. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660398. Acesso em: 2 jun. 2022.

FORTUNATO, I. A didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em (auto)formação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022009, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661350. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661350. Acesso em: 3 jun. 2022.

FRANÇA, A. Educação, mídia e tecnologia: desafios e enfrentamentos na sociedade da informação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022042, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665229. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665229. Acesso em: 3 jun. 2022.

FRANCO, S. R. K. .; FRANCO, M. E. D. P. .; LONGHI, S. M. . Política e gestão da educação superior, tecnologia e possibilidades em tempos de Covid-19. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663799. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663799. Acesso em: 2 jun. 2022.

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022003, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em: 2 jun. 2022.

GUIMARÃES, R. S. de. Da metapresencialidade ao ensino remoto emergencial : como será o ensino superior num mundo pós-pandemia?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022019, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660639. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660639. Acesso em: 3 jun. 2022.

JIMÉNEZ, C. S. H. .; ALBO, M. V. . Um modelo integrado de gestão e financiamento para a internacionalização: uma análise para instituições de ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022031, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663684. Acesso em: 3 jun. 2022.

LACERDA, I. P.; YUNES, M. A. M. .; VALENTINI, F. Permanência no ensino superior e a rede de apoio de estudantes residentes em moradia estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022004, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663399. Acesso em: 3 jun. 2022.

MARCON, T.; SCOLARI, A. .; MEZADRI, N. J. Educação para a democracia no contexto neoliberal: desafios para superar a subjetividade concorrencial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022007, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658379. Acesso em: 2 jun. 2022.

MARTINS, T. B.; BATISTA, S. S. S. A política de internacionalização da educação em institutos politécnicos de Portugal e as parcerias com instituições brasileiras de educação profissional e tecnológica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022028, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661804. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661804. Acesso em: 2 jun. 2022.

MOURA, D. L.; SILVA, M. S. R. e .; ARAÚJO, J. G. E. . Procedimentos e dificuldades de realização do estágio curricular supervisionado sob a ótica do professor coordenador. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022016, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660473. Acesso em: 2 jun. 2022.

NASCIMENTO, C. M. de C. .; OLIVEIRA, A. O ensino superior no contexto pos-comunista : o caso da República Tcheca. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022012, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8658718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658718. Acesso em: 2 jun. 2022.

NEZ, E. de; FERNANDES, . C. M. B. .; WOICOLESCO , V. G. . Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022020, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663809. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663809. Acesso em: 2 jun. 2022.

OVIEDO, L. E. Z. Manual de educação internacional: princípios e práticas do campo. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022022, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665720. Acesso em: 3 jun. 2022.

PARRA-SANDOVAL, M. C. Internacionalização da educação superior: o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022013, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660706. Acesso em: 2 jun. 2022.

PIRES, A. C. .; CORRÊA, A. M. de S.; BORBA, V. M. de L. . Avaliação: experiência no curso de pedagogia da UFCG do campus de Cajazeiras-PB. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022034, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659790. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659790. Acesso em: 3 jun. 2022.

QUEIROS, G. B.; AROEIRA, K. . P. . A construção do campo epistemológico da pedagogia universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661709. Acesso em: 3 jun. 2022.

QUIROGA, S. R. Internacionalização na universidade nacional de San Luis, Argentina 2005-2014: faces institucionais e não institucionais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022041, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8662689. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662689. Acesso em: 2 jun. 2022.

RATUSNIAK, C.; DIAS, L. R. .; ALMEIDA, R. E. A disciplina de didática, o racismo e a educação para as relações étnico-raciais: encontros e reflexões. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022033, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661207. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661207. Acesso em: 3 jun. 2022.

RODRIGUES, D. P.; FREITAS, S. T. .; PEZAVENTO, K. Os planos nacionais de educação (2001-2010 e 2014-2024) no campo da educação superior: avanços e/ou recuos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022005, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660972. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660972. Acesso em: 3 jun. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. Tecnologias na descolonialidade do poder, do saber, do ser, do fazer e do sonhar: panacéia ou utopia?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022040, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661348. Acesso em: 2 jun. 2022.

RUBIN-OLIVEIRA, M.; COSTA , M. L. D. Internacionalização da educação superior at home: conceitos, lugares e sujeitos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022036, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8662773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662773. Acesso em: 3 jun. 2022.

SANTOS, C. A. dos .; CIRÍACO, K. T. . Caracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022001, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659141. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659141. Acesso em: 3 jun. 2022.

SCHMITZ, G.; TOLENTINO NETO, L. C. B. A prática como componente curricular: panorama das publicações e contextos da produção científica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022010, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8664826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664826. Acesso em: 2 jun. 2022.

SOUSA, J. V. de. Cenários e desafios da universidade na economia do conhecimento. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022014, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663806. Acesso em: 2 jun. 2022.

SOUZA, A. S.; MEDEIROS, A. M. S. de. Metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022015, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660681. Acesso em: 3 jun. 2022.

VIERA-DUARTE, P. Desenvolvimento profissional de professores em contextos emergentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022043, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663911. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663911. Acesso em: 2 jun. 2022.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.