Banner Portal
v. 19 (2023): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Fundada em 2005, Terræ Didatica é um veículo de comunicação eletrônica, científica e educacional, que atende a um público composto por geólogos, geógrafos, engenheiros, agrônomos, pesquisadores, docentes e profissionais das áreas ambiental e de Ciências da Terra, além de estudantes pré-universitários e universitários. Busca difundir resultados de pesquisas relevantes nos planos nacional e internacional, podendo aceitar artigos bilíngues ou artigos temáticos, além de roteiros de campo, comunicações curtas e sínteses de teses e dissertações. Também são aceitas revisões de conhecimento, avaliações científicas ou discussão de metodologias científicas e programas de pesquisa. Para acelerar a divulgação dos trabalhos aceitos, adota-se o formato de publicação contínua, desde 2019.

Capa: Grãos de areia quartzosa muito bem selecionados e arredondados, esféricos, que ocorrem na crista de “marcas de onda” em duna do Jalapão, TO. São herdados de arenitos eólicos cretáceos (Formação Urucuia); a foto revela uma seleção pelos ventos atuais, que removeram os grãos mais finos, deixando as cristas dos “ripple marks” limpinhas, contendo apenas os grãos mais grossos e arredondados. Foto Andrea Bartorelli.

Editorial

Celso Dal Ré Carneiro, Pedro Wagner Gonçalves, Sueli Yoshinaga Pereira, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco
e023001
Rumos ‘pós-pandêmicos’ da Pesquisa, Educação e História de Ciências da Terra
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671875
PDF PDF (Español (España)) PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671875

Artigos

Cicera Neysi de Almeida
e023002
As coleções mineralógicas e a aventura humana na busca do conhecimento
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671329
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671329
Luana de Almeida Rangel, Maria Vitoria Gomes Allochio, Antonio Jose Teixeira Guerra
e023003
Integração entre geografia acadêmica e escolar na educação básica: educa solos
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671643
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671643
Rodrigo Sebastián Martín, Walter Quiñonez, Daniel Vicente LoPrete, Paula Vanesa Rossi
e023004
Radiação infravermelha e efeito de inverno
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671534
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671534
Benjamin Bley de Brito-Neves, Ticiano José Saraiva dos Santos, Elton Luiz Dantas
e023007
Os terrenos tectonoestratigráficos do entorno da parte centro-norte do Cráton do São Francisco
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671909
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671909
Ivanna Nunes Monterazo Silva, Jully Viviane de Albuquerque Alves, Carla Joana Santos Barreto
e023008
Maquetes e jogos educativos como recursos didáticos para o ensino da Vulcanologia no ambiente escolar
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671756
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671756
Ananda Ramos da Silva, Vânia Maria Nunes dos Santos, Priscila Pereira Coltri
e023009
Uma experiência utilizando geotecnologias com alunos do ensino médio
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672033
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672033
Márcio Martelli, Celso Dal Ré Carneiro
e023010
Ruptura histórico-literária na obra Lobatiana: identidades, apagamentos e descontextualização
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671974
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671974
Ariane Mendes Pinto, Luiza Ferreira da Silva, Ana Katiuscia Pastana de Sousa Weber
e023011
Ensino não-formal e divulgação das Geociências por meio da Educação Ambiental
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672229
PDF Informação Suplementar
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672229
Marcos Eduardo Hartwig, Renan Tonete, Fábio Simplício, José Carlos Ribeiro, César Augusto Moreira, Carlos Henrique Grohmann
e023012
Diretrizes para o mapeamento geológico em disciplinas de graduação
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672766
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672766
Paola Gimenes Bueno, Amanda Rehbein, Natália Machado Crespo, Andressa Andrade Cardoso, Luiz Felippe Gozzo, Ana Carolina Nóbile Tomaziello, Maria Luiza Kovalski, Hugo Alves Braga, Iuri Valério Graciano Borges, Henri Rossi Pinheiro, Camila Bertoletti Carpenedo, Michelle Simões Reboita, Anita Rodrigues de Moraes Drumond, Luana Albertani Pampuch, Gyrlene Aparecida Mendes da Silva, Alexandre Pezza, Maria Custodio, Marta Llopart, Tercio Ambrizzi, Lívia Márcia Mosso Dutra, Rosmeri Porfirio da Rocha
e023013
Grupo de estudos climáticos: 25 anos de história e produção científica
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671983
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671983
Ronaldo Barbosa, Celso Dal Ré Carneiro
e023015
Meandros da redação geocientífica, do esboço ao artigo publicado
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673312
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673312
Thamires Gil Godoy, Daniel José Padovani Ederli, Isabella Alves da Cunha, Arthur Massagardi
e023016
Análise espaço-temporal da Mata Atlântica na subprefeitura de Parelheiros com o Índice de Vegetação Melhorado (EVI)
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671971
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671971
Victória Romano, Barbara Silva, Marcelo Borges Rocha
e023017
O que pensam estudantes de Engenharia Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca sobre o tema compostagem?
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671880
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671880
Ana Paula Gonçalves de Meira, Antonio Liccardo, Carla Silvia Pimentel
e023018
O Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa e seu potencial educativo para o ensino da Geodiversidade
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673163
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673163
Gabriel Piassa; Jorge Megid Neto (Tradutor); André Olmos Simões
e023020
Negligência botânica e zoochauvinismo em livros didáticos de Biologia no ensino médio
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673697
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673697
André de Andrade Kolya, Diego Corrêa Maia, José Alexandre de Jesus Perinotto
e023021
Plataforma de Educação para Geoconservação como estratégia para estimular a cidadania geoética em territórios de Geoparque
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673664
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673664
Geovani Krüger, Gilson Burigo Guimarães
e023023
A geodiversidade na geografia escolar da Rede Estadual de ensino do Paraná
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673855
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673855
Davi Henrick Veras Diogenes, Irani Clezar Mattos
e023024
Inventário da Geodiversidade ex situ associada ao patrimônio construído da Cidade de Fortaleza, Ceará
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672681
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672681
José Sellés-Martínez
e023025
Efeitos de sismos em terrenos não consolidados: casos reais, conceitos teóricos e modelos analógicos didáticos
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673837
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673837
Ilziane Carmem Martins, Fabrício Antonio Lopes, Danielle Piuzana Mucida
e023026
O uso do Google Earth® como ferramenta no ensino dos recursos hídricos: uma experiência em escola estadual de Minas Gerais
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673019
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673019
Ricardo Almeida de Moura, Giovana Kelly Ribas, Evelyn Sanchez
e023027
Mapa de ocorrências de geossítios espeleológicos e paleontológicos de Minas Gerais: uma ferramenta social para o ensino de Geopatrimônio
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673933
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673933
Ana Raquel Alves de Negreiros, Ricardo Farias do Amaral, Cláudia Patrícia Araújo e Silva
e023028
Planejamento de atividades de campo: ciclo da água no ensino contextualizado das Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673730
PDF Informação Suplementar
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673730
Arvind Kumar, Bindhy Wasini Pandey, Abhay Shankar Prasad, Usha Pathak, Amit Kant Awasthi
e023029
Conservação e gestão de recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável em ecossistema montanhoso: um estudo de caso em Dewal Block, Uttarakhand, Índia
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673723
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673723
Leandro Carlos Ody, Rualdo Menegat
e023030
O Tempo Geológico e a leitura do lugar: por que estão ausentes como temas de investigação escolar?
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673993
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673993
Marília Cristina Santos Souza Dias, Silas Samuel dos Santos Costa, Rodrigo Libório Ferreira Canova, Jhordan Nascimento Dias Andrade, Dara Luany Alves Fernandes, Adriano Henrique Andrade de Aguiar
e023031
A gincana geológica como recurso didático para ensino das Geociências em escolas técnicas: aplicação no Seridó Geoparque Mundial da UNESCO
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674633
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674633
Jimena Franzoni, Leandro Laino, Rodrigo Martín
e023032
A Paleontologia como ferramenta didática para ensinar sobre mudança climática
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674448
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674448
Vitoria Cassia Gabriela de Oliveira, José Alberto Nogales Casto Vera
e023033
Diálogos entre a Astrobiologia e a Pedagogia da Terra: uma proposta para a formação continuada de professores de ciências
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674464
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674464
Luis Eduardo de Oliveira Muraro, Sueli Yoshinaga Pereira, Paulo Ricardo Brum Pereira
e023034
Uso e ocupação da terra na planície do Rio Atibaia, Campinas, SP
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673962
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673962
Carlos Eduardo Martins
e023035
O conhecimento multidisciplinar, o trabalho como naturalista e o ativismo ambiental de Ricardo Krone [1861-1917]
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674978
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674978
Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves, Pedro Wagner Gonçalves, Bárbara Lívia dos Santos
e023036
342 dias para aprender Ciências Naturais: uma pequena janela de oportunidade para estudantes de 6 a 14 anos
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675257
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675257
Marcus Vinicius Dutra de Magalhães, Janaina Bastos Depianti, Kelly Christiny da Costa, Deyse Almeida dos Reis
e023037
Relevância do ensino não-formal de Gemologia na educação básica
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674016
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674016
Celso Dal Ré Carneiro, Reynaldo Souza de Carvalho, Stefani Geanine Padovani, Ricardo Ferreira, Antonio Vitor Francisco Pinto, Larissa Cardoso Vieira
Modelo geológico 3D da bacia de Taubaté e aplicação na pesquisa educacional em geociências
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675136
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675136
Talita Gantus-Oliveira
A formação do geólogo: a necessidade de um currículo contemporâneo para uma ciência cidadã
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675066
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675066
Thiago de Alcântara Capaz, Bianca Pereira das Neves, Carlos Roberto Pires Campos
e023040
Explorando a geodiversidade do Baixo Rio Doce: aspectos geológicos e geomorfológicos dos ambientes fluviomarinhos
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674605
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674605
Juliana Cristina dos Santos de Andrade, Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira, Fabricia Benda de Oliveira, Jacyelli Sgranci Angelos, Marcelo Queiroz Schimidt
e023041
Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de programação: revisão sistemática de literatura
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674408
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674408
Beatriz Siqueira, Thiago de Castro Ribeiro
e023042
Roteiro geoturístico para geoconservação do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Campinas (SP): educação ambiental na escola
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674675
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674675

Revisão

Andreas Pauli de Castro, Carlos Conforti Ferreira Guedes
e023005
Análise de proveniência por composição detrítica e sua importância na exploração de hidrocarbonetos
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671519
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671519
João Lucas da Silva, Mateus Anilson Costa Santos, Voltaire Dutra Paes Neto, Felipe Lima Pinheiro
e023019
Diversidade e aspectos paleobiológicos do registro de Dicynodontia no Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671916
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671916

Difusão Científica

Mario Luiz Sá Carneiro Chaves, Mariana Fagundes, Paulo Brandão
e023006
Pseudomorfismo: um importante processo mineralógico descrito com exemplos brasileiros
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672057
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672057
Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Clara Vasconcelos, Katia Leite Mansur, Pedro Wagner Gonçalves, Celso Dal Ré Carneiro
e023022
Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali: adaptação de título do trabalho de Conrado Paschoale, in memoriam
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673173
PDF PDF-EN (English) PDF-ES (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673173

Relato

Adriana Fernandes Machado de Oliveira
e023014
Falsificações e fraudes geológicas na construção de uma ciência íntegra, e situações criminosas relacionadas
https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671902
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671902