Banner Portal
v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia
Número Temático: Docência em psicologia

Editorial

1-6
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.639
PDF PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.639

Artigos

Solange Puntel Mostafa
1-11
Ciência da informação e educação
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.640
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.640
Luciane Ribeiro Vilela
12-22
A formação de educadores na era digital
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.641
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.641
Dulce Márcia da Cruz
23-44
A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642
Marcos Santos Moreira
45-52
A educação musical no Conservatório de Música do Estado de Sergipe: abordagem sócio-política, histórica e metodológica do projeto pedagógico de ensino
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.643
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.643
Renilson Rosa Ribeiro
53-68
Representações didáticas do Brasil colonial
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.644
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.644
Maria de Lourdes Pinheiro
69-79
Práticas e representações na Escola Normal de Campinas no período 1920-1936
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.645
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.645
Cátia Maria Machado da Costa Pereira, José Ramon Marón Lamadrid, Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, Hilda Gomes Dutra Magalhães
80-89
Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.646
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.646
Débora Freitas do Carmo, Hilda Gomes Dutra Magalhães, José Ramon Marón Lamadrid, Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas
90-110
Nascente do Córrego Suçuapara – um espaço para a educação escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.647
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.647
Maria Ireide Andrade de Queiroz
111-125
O fracasso neoliberal na gestão escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.648
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.648
Eliane Tassi dos Santos
126-142
Formação de professores: um direito que conduz à emancipação? Uma imposição que leva à alienação?
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.649
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.649
Maria de Lourdes Almeida, Paulo Marcos Silva
143-155
Política educacional, ensino superior público e pesquisa academica: um jogo de xadrez encassinado
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.650
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.650
Evely Boruchovitch
156-167
Aprender a aprender: propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.651
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.651

Comunicação

Hilda Gomes Dutra Magalhães
168-175
Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão: tensões e desafios
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.652
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.652

Ensaio

Antonio Francisco Magnoni, Juliano Mauricio de Carvalho
176-191
Polifonia pedagógica: reflexões sobre o ensino de radiojornalismo na era digital
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.653
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.653

Relato de Experiência

Alane de Lucena Leal
192-213
Educação e cidadania: relato de uma experiência com alunos da classe de aceleração em uma escola de ensino fundamental em Brasília - DF
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.654
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.654

Dossiê

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Roberta Gurgel Azzi
214-217
Apresentação: promovendo diálogos...
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.655
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.655
Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
218-224
Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.656
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.656
Leny Magalhães Mrech
225-235
Um breve histórico a respeito do ensino da psicologia no ensino médio
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.657
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.657
Patrícia Cristina Albieri de Almeida
236-248
Formação do professor e os conhecimentos da psicologia
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.658
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.658
Sylvia Helena Souza da Silva Batista
249-257
Ensino, psicologia, saúde: uma tríade constituída de práticas, questões e possibilidades
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.659
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.659
Marilene Proença Rebello de Souza
258-265
A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.660
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.660
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
266-277
O ensino de psicologia e a educação infantil: a nova política pública para a educação infantil e o ensino fundamental e suas possíveis repercussões para o desenvolvimento psicológico infantil
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.661
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.661
Maria Helena Melhado Stroili
278-294
Saúde mental na formação do psicólogo
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.662
Priscila Larocca
295-306
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.663

Dissertações e Teses em Resumos

307-307
A influência do curso de extensão PROEPRE: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas para educação infantil na formação de professores
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.664
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.664
308-308
Entre brumas e concretudes, o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas como imaginante espaço de educação
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.665
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.665
309-309
O corpo e as sensibilidades modernas: Bragança (1900-1920)
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.666
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.666
310-310
Cotidiano escolar e políticas curriculares: táticas entre professores e consumidores
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.667
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.667
311-311
A atuação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental como facilitadores das interações sociais nas atividades de conhecimento físico
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.668
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.668
312-313
A subjetividade de mães de crianças especiais: um caminhar de expectativas e descobertas
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.669
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.669
314-315
Gente em cena: fragmentos e memórias da dança em Goiás
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.670
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.670
316-317
Platão e a educação: um estudo do livro VII de “A República”
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.671
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.671
318-318
Vossa Excelência um leitor
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.672
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.672
319-319
O processo avaliativo na progressão continuada: qual o sentido do erro?
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.673
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.673
320-321
Impasses, resistência e singularidades na construção de projetos político-pedagógicos: as formas de enfrentamento na implementação das políticas de formação dos profissionais da educação na UFPB
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.674
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.674