Banner Portal
v. 20 (2020): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Créditos da imagem: iStock

Editorial

Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e020060
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8665373
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8665373

Debates

Marcos Francisco Martins, Andre Canevalle Rezende
e020018
A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659525
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659525

Artigos

Solange Martins Oliveira Magalhães, Ivan Fortunato, Juanjo Mena
e020001
A universidade como resistência: em busca de uma epistemologia da práxis
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655480
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655480
Adriana do Carmo de Jesus, Maria Cristina dos Santos Bezerra
e020002
A trajetória da escola isolada rural paulista no período republicano e a influência do ruralismo pedagógico
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653190
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653190
Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Luciano Ximenes Aragão
e020003
ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros: a ação do MEC na formação acadêmica de intelectuais orgânicos do “Nacional-Desenvolvimentismo” nos anos de 1950
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654062
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654062
Elizeu Pinheiro da Cruz
e020004
Notas etnográficas sobre o surgimento dos cursos de formação de professores de ciências no semiárido baiano
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655279
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655279
Maria Carolina Pires de Andrade; Vânia Cardoso da Motta
e020005
Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio: uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655150
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655150
Acácio Nascimento Figuerêdo, Cristiano de Jesus Ferronato, Viviane Vieira Santos Matos
e020006
A formação de professores na experiência alemã e espanhola
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653551
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653551
Guilherme Torres Correa, Maria Isabel de Almeida
e020007
Esboço de uma história da aula universitária
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656984
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656984
César Augusto Rodrigues
e020008
O programa “Educação: Compromisso de São Paulo” e o “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”: crítica à incorporação dos valores da lógica empresarial na educação escolar pública
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654673
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654673
Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
e020009
O discurso político brasileiro sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação (1910-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654787
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654787
Joyce de Fátima Morais Morais, Elaine Rodrigues
e020010
O Mundo da Criança: categorias de abordagens para a formação dos bons costumes para o infante
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656928
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656928
Renan Araújo, Karla Cristina Prudente Pereira, Larissa Ribeiro da Silva
e020011
Mundo do trabalho e as reformas na educação: a formação do trabalhador flexível e a precarização do ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655788
Cristiano de Jesus Ferronato, Hamilcar Silveira Dantas Junior, Acácio Nascimento Figuerêdo
e020012
Concepção teórico-metodológica dialética: uma incursão aos movimentos de educação popular
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653538
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653538
Hugo Rodrigues da Silva
e020013
Apontamentos sobre a organização do criacionismo e do intelligent design nos EUA e no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655095
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655095
Elaniese do Socorro Lima da Silva, Maria de Fatima Matos de Souza, Renato Pinheiro da Costa
e020014
Abordagem históriográfica da educação de tempo integral no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655227
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655227
Géssica de Aguiar Lima, Sinara Almeida da Costa
e020015
A brincadeira de faz de conta de papéis sociais na produção acadêmica brasileira (2010-2016)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655337
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655337
Nicholas Davies, Alzira Batalha Alcântara
e020016
A evolução das matrículas na educação básica no Brasil: alguns questionamentos
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656916
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656916
Julia Malanchen, Silvia Alves dos Santos
e020017
Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656967
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656967
Marcos Roberto Lima, José Claudinei Lombardi, Desiré Luciane Dominschek
e020019
A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à práxis revolucionária na educação
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655835
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655835
Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Nayara Bessa Barreto
e020020
O tema da prática na pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659366
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659366
Maria Lourdes Silva, Diego Fernando Cunha Silva
e020021
Projeto tosco em ação: entre professores a serviço de uma educação militarizada e a fabulação do adolescente que superou as drogas
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653179
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653179
Damaris Daiane Dias da Silva, Marcos Francisco Martins
e020022
A participação docente na nova reforma do ensino médio: um estudo sobre Pilar do Sul/SP
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8652032
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8652032
Kelyana da Silva Lustosa, Maria do Socorro Silva
e020023
A produção acadêmica sobre os movimentos educativos populares da década de 1960 e as ligas camponesas: um olhar sobre teses e dissertações da UFPB e as reuniões da ANPED (2006-2016)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8651925
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8651925
Eudaldo Francisco Santos Filho, Janaina Bastos Alves
e020024
A construção e difusão do conhecimento por meio de contos africanos: a tradição oral sobre a cosmologia Iorubá
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653745
PDF ERRATA
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653745
Adenil Alves Rodrigues, Doriedson do Socorro Rodrigues, Vandreia de Oliveira Rodrigues
e020025
Educação infantil: projetos de educação em disputa, questões de democratização e humanização da escola da infância
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653918
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653918
Alessandro de Melo, Ana Claudia Marochi
e020026
Renovação do marxismo na Argentina: José Aricó e a revista pasado y presente
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655089
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655089
Viviane Aparecida Bernardes de Arruda, Marta Silene Ferreira Barros
e020027
Contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica na educação infantil: a socialização do saber sistematizado em questão
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655250
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655250
Bianca Neves Prachum, Oriomar Skalinski Junior
e020028
Características desejáveis ao professor: um estudo dos manuais pedagógicos de Everardo Backheuser – 1933 a 1946
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657133
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657133
Eliane Peres
e020029
Carta de ABC, de Antonio Maria Barker (livraria Commercial, Pelotas, 1924)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655650
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655650
Cassio de Souza Farias, Jorge Uilson Clark
e020030
História, política e educação: um estudo do ensino primário na transição dos períodos republicanos no Paraná (1920-1934)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655134
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655134
Tatiana Gomes dos Santos Peterle, Marcelo Lima, Jefferson Ferreira Alvarenga
e020031
O gerencialismo e a educação no Espírito Santo
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654820
Roger dos Santos Lima, Josemir Almeida Barros
e020032
Percalços e desafios da profissão docente no meio rural em Ariquemes (RO): trilhas de um caminho
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655941
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655941
Marcelo Gomes da Silva
e020033
“Se unidos estivermos, certo venceremos”: a experiência organizativa da liga de professores do Rio de Janeiro (1919-1937)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655676
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655676
Matheus Henrique de Almeida, Márcio Antônio Gatti
e020034
Inclusão à moda brasileira: considerações sobre o termo “inclusão” e suas variantes no discurso da Revista Nova Escola
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657628
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657628
André Pires, Maynara de Oliveira Ribeiro
e020035
Produções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018: desenho do programa; perfil dos ingressantes; permanência e egressos
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657166
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657166
Maria José Aviz do Rosário
e020036
Histórias de adesões, acomodações e resistências em tempos de ditadura: memórias de formação de professoras/es do instituto de educação do Pará (1964-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655324
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655324
Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes
e020037
Implicações e entraves da efetivação do direito à educação infantil no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655082
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655082
Pablo Kopelovich
e020038
A construção das masculinidades nos internatos do Colégio Nacional de La Plata (Argentina, 1910-1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660839
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660839
Jean Carlos Almeida Cordoval, Samira Saad Pulchério Lancillotti
e020039
O programa Projovem Urbano: percursos de uma proposta para a educação de jovens e adultos (EJA)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660280
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660280
Genilson Ferreira da Silva, Wilson da Silva Santos
e020040
Florestan Fernandes: defesa da educação pública e reparação racial aos negros na constituinte
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660236
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660236
Ariel Zulueta Bravo
e020041
A dislexia a partir do enfoque histórico cultural: uma proposta de intervenção integral no sistema educativo cubano
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659838
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659838
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Luiz Antonio de Oliveira, Flávio Massami Martins Ruckstadter
e020042
Trabalho educativo e conhecimento científico: a pedagogia histórico-crítica e o papel do professor
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660770
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660770
Alberto Damasceno, Luane Tomé
e020043
Legislação e educação na América colonial portuguesa: as instruções ao governador e o diretório de 1757
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657491
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657491
Natalia Vega
e020044
Nem todos eram rebeldes: adesão à política universitária da Onganiato nos setores do movimento estudantil Santafesino
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659922
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659922
Edna Marzzitelli Pereira, Mara Regina Martins Jacomeli
e020045
Os professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659784
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659784
Claudiane Braga Belmiro, Carlos Alberto Lucena
e020046
A relação entre juventude, trabalho e educação profissional no século XXI: uma análise sobre o Programa Jovem Aprendiz sob a perspectiva de classe social
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653401
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653401
Géssica Priscila Ramos
e020047
Entre riquezas e pobrezas: a expansão da escola paulista no contexto da república
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654166
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654166
Mariana de Cássia Assumpção
e020048
Catarse e individualidade na estética de György Lukács e na pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654562
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654562
Camila Azevedo Souza
e020049
Mckinsey & Company e o jogo da consultocracia em rede na educação básica
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655632
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655632
Irma Rizzini, Camilla Estevam Dantas Gomes, Alessandra Frota Martinez de Schueler
e020050
Elisa Scheid: uma professora nos movimentos de trabalhadores da estrada de ferro central do Brasil (Engenho de Dentro, Rio De Janeiro, 1890 a 1910)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656567
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656567
Solange Aparecida Zotti, José Luís Sanfelice
e020051
A municipalização do ensino fundamental em Santa Catarina e os reflexos para as escolas rurais multisseriadas de Concórdia
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657439
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657439
André Silva Martins, Leonardo Docena Pina
e020052
Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657754
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657754
Emanoel Borges Candal, Marcelo Paula de Melo
e020053
Planos de governo, educação física e eleições municipais 2016 no Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654909
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654909
Paulo Augusto Tamanini, Jonathan Diogenes Costa
e020054
As histórias em quadrinhos (HQs) e o ensino de história: canudos entre textos e imagens
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655119
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655119
Márden Cardoso Miranda Hott, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
e020055
O processo de morte e morrer: educação da enfermagem na escola e em serviço
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656918
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656918
Maria Isabel Moura Nascimento, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal
e020056
O papel dos articuladores na configuração da revista “A Escola” (1906-1910)
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659799
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659799
Jane das Dores Guimarães Oshiro, Carla Villamaina Centeno
e020057
O compêndio geografia para quarta série secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a perspectiva da organização do trabalho didático
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660293
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660293
Jorge Fernando Hermida
e020058
História social da criança proletária: contribuições da obra de Friedrich Engels para a compreensão do tema
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660883
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660883
Carla Irene Roggenkamp
e020059
As relações entre divisão do trabalho, classe social e educação na antiguidade e suas repercussões na atualidade
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657164
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657164