Banner Portal
v. 30 (2019): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Editorial

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
1-5
Tempos difíceis, mas não impossíveis
Acesso Remoto

Dossiê A

Agustin de La Herrán Gascón, Ivan Fortunato
1-32
¿Por qué desde la Didáctica no se favorece la formación del profesorado?
Acesso Remoto
Newton Duarte
1-23
A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica
Acesso Remoto
Anelice Astrid Ribetto , José Valter Pereira
1-25
Una experiencia didáctica sobre producción de imágenes y diferencia en la formación de profesores
Acesso Remoto
José Luis Aguilera García
1-27
La tutoría universitaria como práctica docente: fundamentos y métodos para el desarrollo de planes de acción tutorial en la universidad
Acesso Remoto
Alexandre Anselmo Guilherme , Valderez Marina do Rosário Lima, Rosana Maria Gessinger
1-22
Professional knowledge building in teacher education: some reflections based on Gur-Ze’ev
Acesso Remoto
André Luiz Paulilo, Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo
1-7
Pro-Posições de outrora e de hoje: dossiê “Pro-posições 30 anos”
Acesso Remoto
Anderson Ricardo Trevisan
1-26
O pensamento plástico das capas de Pro-Posições
Acesso Remoto
André Luiz Paulilo
1-21
Uma revista em suas proposições: a revista da Faculdade de Educação da Unicamp
Acesso Remoto
Helena Sampaio
1-25
Pro-Posições e o ensino superior
Acesso Remoto
Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo, Alexandre Filordi de Carvalho, Marcos Ribeiro de Santana
1-32
Lendo proposições: um olhar para o arquivo da produção nos campos filosofia e filosofia da educação nos 30 anos da revista Pro-Posições
Acesso Remoto
Norma Sandra de Almeida Ferreira
1-24
Leitura sobre leitura(s) na revista Pro-Posições
Acesso Remoto
Eliana Ayoub, Carmen Lúcia Soares
1-25
Estudos e pesquisas do e sobre o corpo: a produção da Pro-Posições (1990-2018)
Acesso Remoto

Artigos

1-30
Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professoras: planejamento, implementação e avaliação de um caso
Acesso Remoto
1-26
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão
Acesso Remoto
1-25
A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes
Acesso Remoto
1-29
Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental
Acesso Remoto
1-27
O ideário de vida ao ar livre nas sociedades ginásticas teutobrasileiras (1880 -1938)
Acesso Remoto
1-26
Pegadas na areia de professores caçadores de sonhos: duas identidades profissionais em (des)construção
Acesso Remoto
1-22
Políticas educacionais antirracistas na América Latina: estudos comparados
Acesso Remoto
1-23
Dramatização de contos filosóficos na formação do educador
Acesso Remoto
1-26
Políticas de formação de professores no Brasil: eferenciais legais em foco
Acesso Remoto
1-24
Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores
Acesso Remoto
1-20
A dessegregação de Little Rock a partir de Hannah Arendt
Acesso Remoto
1-25
O discurso da mídia das instituições privadas de Ensino Superior e a produção do sujeito universitário
Acesso Remoto
1-18
O brincar nos discursos de estudantes de Pedagogia: certezas em suspenso
Acesso Remoto
1-23
Intercessão fílmica: um encontro sempre em vias de acontecer
Acesso Remoto
1-26
Fatores de contextualização em textos redigidos por um estudante surdo
Acesso Remoto
1-27
Desafíos en la ampliación del tiempo escolar en dos contextos: Distrito Federal (Brasil) y Cataluña (España)
Acesso Remoto (Español (España))
1-30
Formação de professores de Educação Infantil para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma pesquisa colaborativa
Acesso Remoto
1-25
As meninas hoje tão muito soltas: os discursos institucionais que fundamentam o processo de regulação moral
Acesso Remoto
1-20
Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930
Acesso Remoto
1-22
O cinema educativo de Humberto Mauro: análise do filme Cantos de Trabalho
Acesso Remoto
1-26
A briefing game for school building design
Acesso Remoto (English)
1-25
A escrita de sujeitos surdos: uma investigação sobre autoria
Acesso Remoto
1-25
Religião e educação: os projetos dos jesuítas portugueses em tempos de exílio no Brasil (1910-1938)
Acesso Remoto
1-22
Escolarização em instituições não escolares: uma análise de experiências em educação com oficinas em um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico
Acesso Remoto
1-22
Biopoder, vida e educação
Acesso Remoto
1-21
Geontologia e as artes neoliberais de governo: educar os corpos para além do imaginário do carbono
Acesso Remoto
1-23
Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores
Acesso Remoto
1-28
Fontes para escrita da história da juventude feminina: diálogos entre diários de Helena Morley e Bernardina Constant
Acesso Remoto
1-21
Cultura e formação: a ideia de formação humana na sociedade contemporânea
Acesso Remoto
1-18
Sentidos atribuídos pelos professores de séries iniciais aos desafios na carreira docente
Acesso Remoto
1-23
Os desafios da formação profissional em educação física para a área da saúde: uma interpretação a partir de periódicos da área
Acesso Remoto
1-21
Letramento: é possível uma escrita despida da oralidade?
Acesso Remoto
1-25
Ontoepistemologia Ambiental: vestígios e deslocamentos no campo dos fundamentos da educação ambiental
Acesso Remoto
1-19
Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física
Acesso Remoto
1-20
Representações de personagens cegos na literatura contemporânea
PDF PDF (English)
1-25
O demônio de Béla Tarr: entre cinema, literatura e educação
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-25
Interpretação como des-ocultamento: contribuições do pensamento hermenêutico e fenomenológico-existencial para análise de dados em pesquisa qualitativa
PDF
1-23
Contribuições ao estudo do associativismo docente
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-24
A autoridade do professor no contexto da autoridade algorítmica digital
1-24
Problematizando o campo de saber da educação ambiental
Acesso Remoto
1-22
Quartos das crianças contemporâneas: a construção de um novo objeto de pesquisa
Acesso Remoto
1-21
Precárias experiências em dissidências: crianças que não cabem em
Acesso Remoto
1-25
Formação de professores de educação infantil e a concepção de educação democrática: a experiência do Pró-Saber
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-14
Notas sobre o brinquedo: possível diálogo entre Brougère, Benjamin e Vigotski
Acesso Remoto
1-19
O portfólio e a construção de saberes docentes na pós-graduação em saúde
Acesso Remoto
1-25
Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação
PDF PDF (English)
1-20
Formação docente continuada e práticas de ensino no atendimento educacional especializado
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-23
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-27
Classe social e conflito na implementação de prescrições curriculares para o ensino de arte
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-26
Educação visual e mudanças climáticas: a invenção do aquecimento global
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-21
“Sobre a sua buceta, responda…”: escolas e constituição de sujeitos em meio a jogos de poder
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-27
A educação do corpo no programa dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs: um projeto educacional escrito pela modernidade1,2
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-23
A importância do ato de ler: aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos em Paulo Freire
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)
1-20
Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil
Acesso Remoto
1-22
O curso normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de educação física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
Acesso Remoto
1-21
Masculinidades, feminilidades e dimensão brincalhona: reflexões sobre gênero e docência na educação infantil
Acesso Remoto Acesso Remoto (English)